Por marketingchef

4 de fevereiro de 2021

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Como aumentar as vendas no delivery

Se você precisa aumentar as vendas no delivery, continue lendo a matéria.

O maior dilema dos donos de restaurante está em aumentar as vendas no delivery. Embora até pareça uma tarefa fácil, precisamos cuidar de algumas etapas para atrair o cliente e mantê-lo em nosso radar até a conversão. 

Pelo menos 80% dos usuários do instagram seguem suas marcas favoritas, e além disso, as marcas estão cada vez mais próximas de seus seguidores. Tornando-os então embaixadores da marca

Quando trabalhamos um bom branding em nossa estratégia as chances de atração de novos clientes aumentam. Por isso, esteja preparado para se diferenciar de seus concorrentes e entregar o que eles não entregam. Mas como você vai fazer isso? Continue lendo. 

Conheça o seu concorrente

Nada melhor do que deixar o seu concorrente por perto, não é mesmo? Dessa forma, as chances de você encontrar os pontos fracos e os pontos fortes são maiores. 

Faça uma pesquisa, consuma o produto do seu concorrente uma vez e entenda como funciona cada etapa do relacionamento com o cliente. Desde o primeiro contato, até a entrega do delivery na sua casa. 

Tente analisar quais comportamentos e estratégias você pode incluir na sua jornada de compra, e quais você pode aprimorar. Seus concorrentes não estão no mercado à toa, estude-os a fim de melhorar a experiência do cliente com a sua marca. 

Experiência ao cliente

Depois de conhecer o seu concorrente é bem provável que você consiga comparar a experiência que a sua marca entrega com a experiência da marca dela, não é mesmo? 

Essa descoberta é importante, pois além de aprimorar as suas experiências, alguns insights podem acontecer. Vamos compartilhar alguns que podem te ajudar: 

  • Embalagem: Cada dia que passa a experiência dentro do delivery tem exigido um cuidado maior. Estruture uma embalagem dinâmica e que tenha conexão com o propósito da sua marca. 
  • Relacionamento: Por mais que a conversão já tenha sido realizada, não abra mão do relacionamento, ele precisa continuar. Na entrega do delivery, entregue um flyer contando sobre a sua marca, ou um cartão fidelidade por exemplo. Um mimo em formato de agradecimento é sem bem-vindo também. 
  • Atendimento: Tenha um atendimento diferenciado, porquê ser tão normal? Use apelidos que conectem com a sua marca, o cliente é especial e ele precisa ser lembrado disso. 

A experiência não para por aqui, quando acabar essa leitura, comece essa. 

Promoções e combos: Fazer ou não?

Aqui está um dos dilemas dentro do delivery. Compensa apresentar combos e promoções? Quais? E porque? 

Antes de respondermos essas perguntas, é preciso que você entenda se essas duas alternativas fazem conexão com a sua marca. Caso o seu restaurante não leve isso no conceito do seu negócio de fazer promoções e combos, tá tudo bem também. 

Mas, se a sua marca entende a importância em trazer facilidade na hora da compra do cliente, vem cá. 

Combos e promoções vão ajudar a aumentar suas vendas no delivery, e não só pelo preço, mas pela facilidade em encontrar os produtos que ele precisa em uma opção do cardápio.

Por exemplo, se você trabalha com marmitas tradicionais, porque não criar um combo onde a pessoa ganha um refrigerante e uma sobremesa? As chances deste combo vender mais no delivery é muito maior do que apenas um único prato. 

As promoções podem ser sua grande aliada quando falamos em vendas nos aplicativos de delivery, onde dentro dele também precisa das estratégias de marketing. No caso, você precisa criar atrativos para que os usuários despertem interesse de conhecer a plataforma e por final façam o pedido.

Mas lembre-se: muitas das conversões não são acontecem de uma hora para outra, o usuário precisa amadurecer a ideia de comprar online, e ainda mais do seu estabelecimento. Por isso o relacionamento em redes sociais conta muito nessa hora.

Entenda o que você pode oferecer para que o cliente comece a consumir do seu restaurante, e então você o conquiste a ponto de converter esse cliente para o sua plataforma própria.

Delivery online e Marketing digital

Eles andam juntos? Andam sim. Na verdade, eles se complementam. Por isso esteja pronto para alinhar as estratégias de marketing digital e aumentar as vendas no delivery. Veja:

  • Aplicativos de delivery: Anteriormente falamos sobre essa alternativa, e eles podem ser seu grande aliado. Por isso, esteja preparado para captar clientes nos aplicativos de delivery e trazer para o seu próprio delivery, e assim se livrar das tantas taxas abusivas. 
  • Google meu negócio: Se você ainda não tem o Google Meu Negócio, posso garantir que as chances das pessoas não te encontrarem é grande. Crie o seu acesso, e esteja disponível para o seu cliente.
  • Redes sociais:  Por aqui é que as coisas acontecem! O Instagram tem crescido cada vez mais e a busca por marcas que se aproximem de seus clientes também. Por isso, entenda como vender mais no delivery através do instagram aqui
  • Fotografia: Invista em boas fotos para o seu produto, aposte no appetite appeal dos pratos que você tem em seu restaurante. Elas têm um poder de conversão muito grande. 
  • Mídia paga: Aparece mais, quem paga mais. Se você tem buscado novos consumidores para o seu restaurante, não deixe de investir na mídia paga. As chances de venda no delivery através dos anúncios são boas.

Não entregue o seu cliente ao concorrente

Como falamos no primeiro tópico, é preciso conhecer o seu concorrente, e pode apostar que possivelmente ele também estará te estudando. 

Não deixe que falhas simples comprometam a sua venda. As falhas mais comuns que acontecem são: 

  • Demora no atendimento 
  • Desempenho negativo em sites
  • Demora no envio do pedido pelo delivery
  • Pedido errado 

Não deixe que erros básicos estrague o seu relacionamento, e a jornada de compra do cliente. Essas falhas são comuns e fáceis de evitá-las. 

Você está pronto para vender mais no delivery? Então considere essas etapas, e lembre-se, deixe que cada etapa tenha o tempo de maturação necessário para que as vendas sustentáveis aconteçam. 

 

Boa sorte!

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