Melhorar a comunicação com o cliente no PDV
A comunicação com o cliente no PDV é fundamental para complementar as estratégias de marketing de um restaurante.
Muitas vezes, o empreendedor gastronômico não sabe por que o público pode continuar baixo mesmo tendo investimento ativo em marketing e servindo bons pratos. Porém, todas essas ações precisam estar em sintonia. A comunicação com o cliente no PDV é fundamental para complementar as estratégias de marketing de um restaurante.
Não podemos ignorar a importância de um layout bacana, uma identidade visual atrativa, produtos bem distribuídos, sinalização adequada e ambiente agradável. Quando as ações são bem-feitas, pensadas e estruturadas com o objetivo de conquistar o cliente, os resultados são surpreendentes.
Dessa forma, você conseguirá montar um layout interessante e que, ao mesmo tempo, favoreça a saída dos seus pratos.
1. Utilize peças de sinalização
Lembre-se de que qualquer ação exige um apelo da identidade visual para fazer a sua marca ser mais conhecida no mercado. Por isso, faça um planejamento dos materiais gráficos que você vai utilizar. Confira alguns exemplos:
Móbiles, displays de mesa, cartazes
Móbile é um material que fica suspenso com a ajuda de fios de nylon em uma área específica do restaurante. Normalmente, esse “varal” muda de posição de acordo com o vento. Essa movimentação permite a utilização dos dois lados do papel e você pode colocar promoções de pratos, lançamentos, atrelar com algum parceiro uma venda de um determino vinho, por exemplo.
Os displays de mesa estão no lugar que o seu cliente vai ficar por mais tempo. Durante toda a refeição ele pode estar olhando para uma mensagem que atrele ainda mais valor a sua marca. Ou que impulsione, por exemplo, o compartilhamento de fotos nas redes sociais.
Já os cartazes são ótimos para sinalizar algum evento, promoção de pratos, pratos do dia ou qualquer informação importante para o consumidor.
2. Crie uma atmosfera atraente
Tenha muita atenção com a iluminação do seu restaurante, o clima precisa ser ameno e agradável. Opte por luzes mais amareladas, que são mais intimistas. Você também pode usar temas na decoração. Datas comemorativas, como Carnaval, Natal, Dia das Mães e outras são ótimas oportunidades para criar um clima festivo.
Não hesite em contar uma história quando montar um layout: use elementos que se relacionem e conversem entre si, como se fizessem parte de uma espécie de narrativa. Essa técnica ajuda a construir um laço emocional com o seu público.
3. Invista em marketing de relacionamento
Uma forma de garantir que o consumidor volte outras vezes ao seu restaurante é investir em relacionamento. Para isso, é claro que você vai precisar de um banco de dados com informações dos clientes, como nome, endereço, telefone, e-mail etc.
Em seguida, escolha uma forma de se comunicar. Pode ser via SMS, telefone, correspondência tradicional ou correio eletrônico: o importante é saber qual desses canais o seu público mais utiliza.
Hoje, o mercado oferece excelentes softwares para disparo de e-mails. Com uma ferramenta de automação, é possível montar uma estratégia de produção de conteúdo para diferentes tipos de pessoas, enviando as últimas novidades, lançamentos ou sugestões com base nos últimos pedidos, por exemplo.
Percebeu como a comunicação no seu restaurante é uma atividade que exige muita atenção? Pois é. O cardápio, os materiais gráficos, a identidade visual, o ambiente, tudo isso representa a chance de que o consumidor tenha uma boa experiência no seu restaurante.
Se você gostou deste conteúdo, aproveite para ler também nossa matéria sobre Marketing para gastronomia: 5 ações de baixo custo.