Experiência ao cliente: Porquê ela é tão importante
A experiência ao cliente tem mudado a relação entre marcas e clientes. O consumidor está cada vez mais
A experiência ao cliente tem mudado a relação entre marcas e clientes. O consumidor está cada vez mais com o poder de escolha de compra em mãos. O que faz com que as empresas saiam do “mais do mesmo” e buscam seu diferencial.
Proporcionar uma experiência ao cliente é cuidar de todos os pontos de interação e identificação da sua marca. Desde o momento em que o cliente faça seu primeiro contato, até o pós venda deste produto.
Por que a experiência ao cliente é tão importante?
Quando você embarca no mundo gastronômico é possível identificar muitas marcas que produzem o mesmo produto que o seu. Entretanto, o que os fará decidir será a experiência que os clientes viverão. Elas precisam ser:
- Positivas: Tenha um diálogo aberto ao seu cliente, entenda o que ele precisa e o que você pode proporcionar. Seja pontual na entrega de seu produto, entregue com qualidade. Se esforce ao máximo para que seu cliente não encontre problemas durante o processo de compra e recebimento do seu produto. Quanto mais claro e objetivo for a comunicação, melhor.
- Memoráveis: Calma, eu não falei impecável. E sim, uma experiência que faça com que seus clientes retornarem para revivê-la. Como por exemplo: Uma nova forma de apresentar o mesmo prato que seu concorrente, uma alternativa diferente de recepcionar o seu cliente, uma embalagem para o delivery que fuja do padrão ou uma playlist que proporcione a sensação de estar no restaurante mesmo estando em casa.
Vamos a um exemplo prático:
Exemplo 1: Você está atolado de trabalho e precisa de uma alternativa para almoçar, em sua busca do Google você encontra um restaurante delivery bem avaliado. Chegou no horário estipulado, comida gostosa e numa embalagem simples. Podemos considerar que ela cumpriu com o básico ao cliente. Mas ainda assim, isso não te faz leal a ela. Mas não tem do que reclamar.
Exemplo 2: Ela cumpriu com o básico ao cliente, assim como o primeiro exemplo. Mas a diferença é que no momento em que você recebeu o seu produto, o motoboy te presenteou com um bombom. Ao abrir seu pedido, tem um panfleto desejando uma boa refeição e indicando uma playlist para ouvir enquanto faz sua refeição. Além da embalagem ter toda identidade visual da marca.
Qual delas voltaria a pedir? Se a sua resposta foi o segundo exemplo, você optou pela experiência ao cliente!
Em suma, é preciso pensar estrategicamente a experiência que seu cliente terá com seu produto. E de forma inteligente planejar o poder de conquista da sua marca.
Acredite, é melhor apostar em vender uma boa experiência, do que somente um bom prato de comida!