Por marketingchef

18 de fevereiro de 2021

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Marketing gastronômico: Tá sem sal?

Saiba como melhorar o marketing gastronômico do seu restaurante.

Tão importante quanto o toque do chef, é o marketing gastronômico. Uma comida boa e um atendimento satisfatório tem um grande impacto no sucesso do seu empreendimento. Mas para ir além e alcançar um público ainda maior, é preciso estabelecer o marketing gastronômico.

Aliás, se você é um empreendedor na área gastronômica sabe que não estou mentindo. Mas um dos grandes desafios é conciliar as responsabilidades de um restaurante com o desenvolvimento de um marketing de qualidade. 

Vamos compartilhar contigo 5 dicas infalíveis para a receita do marketing gastronômico não desandar. Confira: 

Conheça o seu público 

Antes de mais nada, é extremamente necessário conhecer o seu público. Saber com quem você está falando vai deixar as coisas mais fáceis, então defina um público alvo e comece a se comunicar com ele. 

Mas se você já tem um restaurante, é legal entender quem são as pessoas que frequentam. Uma alternativa é fazer uma pesquisa de satisfação para definir uma faixa etária média, hobbies, sonhos, quais experiências estão buscando e porquê escolheram o seu restaurante. 

Essa pesquisa vai te ajudar a traçar não só os novos objetivos, como também a sua estratégia de marketing para restaurantes. A princípio, conhecer o seu público tornará o processo mais fácil. 

Fale a língua do seu público 

Você já descobriu quem é o seu público, então agora é a hora de estabelecer uma linguagem e mantê-la em todas as comunicações do seu restaurante. Desde a rede social até o momento em que ele paga a conta. Vamos para um exemplo? 

Se você é dono de um bar onde o público está entre 25-35 anos, você sabe que é um público jovem, que está engajado nos memes do momento, falam gírias e estão buscando um momento pós trabalho para se divertir, o famoso happy hour. 

É totalmente viável e aceitável criar drinks ou combos que conversem com o meme do momento, tornando a experiência leve e descontraída. Mas claro, além dos seus produtos, a tua rede social e os seus funcionários precisam estar alinhados com essa estratégia.

Experiência ao cliente

Conheça o seu público, comece a falar a mesma língua, e aprimore cada instante em que ele estiver em seu restaurante. 

Continuamos com o exemplo do bar, é possível criar uma experiência ao cliente através de um meme do momento? Claro que sim. Mais um exemplo: Crie um repertório de perguntas e respostas, de acordo com a quantidade de respostas correta ele ganha em porcentagem no desconto num drink, podendo até ganhar 100% de desconto. 

Além da brincadeira, é muito importante que o cliente tenha uma experiência positiva desde o momento em que ele entra no seu restaurante, confira aqui nesse texto. 

Participe de eventos 

Você já sabe quais são os hobbies do seu público, sabe como ele fala e quais experiências eles estão em busca, qual é o seu papel? Estar presente em eventos que tenha conexão com esses três pilares anteriores. 

No exemplo ainda do bar, é totalmente possível participar de um evento com as bebidas mais pedidas. O desafio aqui é estar presente não só na mente do consumidor, mas nos hábitos também. 

Faça propaganda que faça sentido

Por aqui, quando desenvolvemos uma marca, vem com ela todo um conjunto de elementos que irão dar sentido e vida para o seu negócio. Por isso entregamos o brandbook, onde nele tem toda as diretrizes da identidade visual, público-alvo, discurso, missão, visão, valores e o DNA da marca.

Transmita o valor da sua marca, missão e propósito através das comunicações digitais e materiais offline.

O grande segredo é fazer ações e saber mensura-las, assim você conseguirá aplicar o que faz sentido para o seu negócio e tirar o que acaba sendo um gargalo nas ações de marketing. Mas fique atento, que certas estratégias e ferramentas requer um tempo de maturação para ter números significativos e a comprovação de que aquilo não é aplicável ao seu negócio.

 

Boa sorte! 

 

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