Inspirações

Por marketingchef
14 de dezembro de 2020

O marketing sensorial está atrelado a uma estratégia que vai além da venda. É capaz de impactar os anseios dos consumidores através de memórias afetivas que estão conectadas com os cinco sentidos. Decerto, o conjunto de todos eles influenciam positivamente na mente do seu cliente. 

Vamos trabalhar um exemplo para que fique mais claro. 

Sabe quando chegamos num restaurante e está tocando uma playlist que favorecem a sua experiência? Ou quando sentamos à mesa o cheiro da comida praticamente te abraça? O marketing sensorial está presente nisso. 

Benefícios do marketing sensorial 

O benefício do marketing sensorial é conseguir criar um vínculo afetivo. Ao criar esse vínculo sua marca atinge pontos capazes de influenciar o consumidor a fazer a compra sem precisar de promoções ou descontos. 

Os 5 elementos sensoriais

Visão 

Responsável por identificar o que está ao nosso redor, podendo então ser o primeiro sentido responsável a querer visitar o seu restaurante ou não. 

Por isso o cuidado com a iluminação do ambiente e as cores da sua marca precisam estar alinhadas. Use luzes para trabalhar a atenção do seu cliente, como por exemplo nas prateleiras de bebidas.

Olfato 

Se um restaurante não conquistar o olfato, com certeza o paladar ficará a desejar. Podemos afirmar que este é o sentido mais utilizado em restaurantes, não somente pelo cheiro do alimento, mas com um ambiente perfumado também.

Quando entramos numa pizzaria, o cheiro da massa no forno à lenha

Paladar

Aos amantes da gastronomia este é o sentido mais importante. Capaz de fidelizar seus clientes, aposte em receitas que tenham sabor e amor! 

Além disso o arroz e feijão todo mundo sabe fazer. Busque mais e arrisque mais, o consumidor busca experiências novas e tão boas quanto as tradicionais.

Audição 

O objetivo em ter uma playlist personalizada é diminuir a hiperatividade e fazer com que seus clientes se sintam relaxados. Podemos dizer que o efeito sonoro pode agir diretamente na velocidade do fluxo dos consumidores. 

Com ritmos mais acelerados e som altos atinge de tal forma que os clientes tendem a se movimentar mais rápido e finalizando logo a experiência. Com ritmo mais lento e som baixo, os clientes se movem mais devagar ao passo que aquela experiência seja mais longa.

Tato 

Por mais que pareça não existir o sentido do toque dentro de um estabelecimento, posso afirmar que os pontos de cuidado estão as louças, toalhas, guardanapos e até mesmo o papel em que o cardápio foi impresso. 

Combinando os cinco sentidos você se destaca dos concorrentes. Compartilhe combinações de bebidas com o seu cardápio, ensine receitas, enalteça os produtos que você tem como carro chefe. Descontos, degustações e bom atendimento todo mundo faz, mas e você? O que faz de diferente? 

Em conclusão, investir no marketing sensorial trará uma experiência ao cliente ainda mais memorável. Você está pronto?

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