Inspirações

Por marketingchef
5 de janeiro de 2021

A tendência de 2021 para restaurantes e delivery, será proporcionar uma nova experiência ao consumidor que tem buscado relaxar. 

Antes de tudo, é importante se atentar aos detalhes para que analise as tendências de 2021 e adaptar ao seu restaurante ou delivery. 

Diferente dos anos anteriores, a mudança maior não será somente os ingredientes, mas também na maneira macro do setor. 

O cenário de 2021 vem se formando com tendências para restaurante e delivery como as seguintes:

Praticidade 

Quando falamos em praticidade estamos deixando a escolha do consumidor mais fácil, principalmente quando falamos de cardápio. 

A tendência de 2021 para restaurante e delivery é para que o menu fique mais enxuto e com opções que já conheçam, mas que se destaquem pela experiência proporcionada. 

Mais uma tendência de 2021 são os cardápios digitais, além de evitar o gasto com impressão, contaremos com a prevenção de contaminação. Aposte no uso dos QRcodes. 

Delivery consolidado

Num período em que ninguém podia sair de casa, o delivery foi a alternativa que proporcionou a aproximação do restaurante ao consumidor. 

No quesito tendência de 2021 para restaurante e delivery, ele entra como um fator de extrema importância.

Esse é o momento para que você consolide o delivery do seu restaurante.

Aposte no branding da sua marca, e crie uma experiência memorável para o seu consumidor onde quer que ele esteja.

Dark Kitchen

Mais uma tendência de 2021 para restaurante e delivery que vem para ficar é o “Dark Kitchen”.

Com um custo de operação menor, o foco está em atender a necessidade do consumidor com eficiência. 

O número de Dark Kitchen tem uma grande probabilidade de aumentar, pois os restaurantes que fecharam no ano passado, estão pensando em abrir algo mais rápido, porém, com menos custo e investimento. 

Experiência digital 

Na tendência de 2021 para restaurante e delivery, a experiência digital fará toda diferença para marcas que buscam se destacar no mercado. 

Além do cardápio via QRcode, tem a opção do pagamento online, vouchers e até Gift Card para presentear online..

A tendência é tornar todo o processo sem contato físico. 

Toda experiência digital será uma boa alternativa para seu planejamento, então inove e busque se diferenciar entre os concorrentes.

Design Gráfico

Com tantas mudanças e novidades, os designers não puderam se aventurar como queriam. E neste ano o desafio é fazer mais criações com menos informações, fique ligado:

Cores e fontes

A aposta da tendência de 2021 está ligada nas cores mais suaves, pastéis e com pouca saturação. O leitor terá uma sensação de segurança, fazendo com que a leitura seja orgânica e natural.

As fontes serifada estão vindo fortes para o mercado. Provocando nostalgia, elegância e toque mais clássico.

Apresentações

Em suas apresentações a clareza será um ponto positivo. Portanto se dedique em transformar um dado complexo em algo fácil de entender.

Desta forma, sua comunicação passará a ser mais afetiva.

Além disso, as formas geométricas estão vindo para substituir as formas orgânicas que foram tão usadas no ano passado. Elas criam um ótimo contraste com as cores pastéis.

Ilustrações

As ilustrações e os ícones flats estão muito presentes nas mídias sociais, principalmente instagram e linkedin.

O uso dos ícones vem com o intuito de otimizar sua comunicação. As ilustrações estão vindo para dar um toque mais criativo e personalizado para suas apresentações.

Além disso, os slides têm sido grandes aliados para entregar uma comunicação mais extensa de uma forma mais clara e rápida. Contando com esses dois pilares, os ícones flats e as ilustrações.

Vídeos

Os vídeos, como todos sabem, entregam muito mais do que as imagens estáticas. Decerto para que o vídeo tenha um desempenho positivo, o texto principal precisa estar em destaque.

Essa é uma alternativa não só para facilitar o usuário, como também para quem deseja passar a mensagem. Pois, ao invés de trabalhar naquele texto intenso, é possível brincar e criar um vídeo com partes do texto destacados.

Novos ingredientes 

Grão de bico

Substituindo a couve-flor, o grão de bico vem para mostrar sua versatilidade. Rendendo receitas e opções do seu cardápio como tofu, farinhas, cereais, petiscos e outras opções que a sua imaginação te permite criar. Aqui vale tudo!

Azeite de Oliva

O azeite de oliva é um elemento sempre presente nas cozinhas. Mas como tendência de 2021 para restaurantes e delivery, o azeite vem com novos sabores para proporcionar um novo sabor às receitas.

Café 

O café sempre esteve presente em nosso cardápio. Mas desta vez é sobre o sabor do café.

Contudo, inclua em suas receitas, bebidas e sobremesas. Ou até mesmo no cheiro do ambiente.

A maior tendência de 2020 foi resiliência e inovação. A tendência de 2021 para restaurantes e delivery é aproveitar toda a resiliência do ano passado e inovar ainda mais.

As pessoas precisam comer, mas na maioria das vezes elas preferem comer fora de casa, afinal de contas, é tudo sobre comida e experiências.

Tags: destaque