Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
16 de February de 2019

Cada ramo de negócio, norteado pelo seu público-alvo, tem uma linguagem específica. No segmento gastronômico não é diferente. Você não fala para os adolescentes da mesma forma que fala para proprietários de grandes empresas.

Para facilitar esse processo no segmento dos restaurantes, é preciso um estudo minucioso sobre o seu público. Assim, é importante estabelecer 3 personas como os “clientes ideais” do seu negócio. Alinhando gostos dos principais clientes como: suas expectativas, suas ações atuais, seus objetivos, seus gostos, trabalhos e localização é possível traçar um perfil que irá direcionar sua comunicação.

A persona irá te ajudar em diversos aspectos como, por exemplo:

  • Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
  • Definir o tom e o estilo de seu conteúdo;
  • Ajudar a desenhar suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado;
  • Entender como você deve falar com eles;
  • Entender onde os prospectos buscam suas informações e como eles querem consumi-las.

Para criar as personas do seu restaurante, você deve responder a essas perguntas:

  • Idade;
  • Cargo;
  • Hábitos;
  • Frustrações;
  • Desafios;
  • Crenças;
  • Hobbies;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos de compra;
  • Quais mídias preferem;
  • Quem os influencia;
  • Quais tecnologias usa;
  • Onde busca informação;
  • Critérios de decisão na hora da compra;
  • Momento da jornada de compra em que se encontra.

Para atingir, de forma eficaz, cada público, a empresa precisa conhecer o consumidor final. O primeiro passo pode ser, por exemplo, uma pesquisa in loco desse nicho: quais os gostos, as necessidades, os anseios dessas pessoas. Depois, é preciso saber como falar com eles: é aqui que o bicho pega.

Se o público-alvo do seu restaurante são jovens, selecione seu conteúdo e linguagem. Ela precisa ser mais descontraída, mas também pessoal. Se o público, por outro lado, for business, você vai poder abusar de terminologias mais formais. Se seu público for constituído por família, invista na emoção.

Quanto mais você se aproximar do público, maiores serão as chances de você obter bons resultados.

E quando falo em linguagem, não me limito, aqui, em falar do texto, mas também da imagem, das cores, ou seja, da comunicação como um todo. Porque, vamos combinar: de nada adianta seu texto ser da hora, mas a sua imagem destoar completamente dele.

Reitero o que disse anteriormente: só é possível saber a linguagem do consumidor final se, no começo, você se dedicar incansavelmente para entender o perfil do seu restaurante. No fim das contas, tudo se resume a planejar, executar, rever. Incansável e infinitamente. Porque você pode até saber o que quer falar, mas se você não souber como falar, você não terá bons resultados.

Reúna-se com sua equipe, contate uma agência, trace o perfil dos consumidores, vá até eles, pergunte, questione, saiba, fale com eles: só assim – e trabalhando constantemente nisso – por fim, você conhecerá o seu consumidor de forma efetiva.