Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
19 de November de 2019

Criar marcas com propósito é um desafio, mas aumenta consideravelmente as chances da sua marca ser consistente e duradoura. Entenda porquê.

Muitos clientes nos perguntam, no processo de criação de marca para restaurante, se o propósito é importante. A resposta é SIM! Isso pode parecer uma tarefa difícil e assustadora a princípio. No entanto, é o que envolve os consumidores e faz a diferenciação de outras marcas.

Por isso mesmo, escrevemos esse artigo para que você entenda que o propósito da sua marca é a razão do seu negócio. Sêneca, célebre escritor e pensador, há 2 mil anos já dizia: “Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável.”

Criar marcas com propósito é saber o porquê da sua existência, o que a inspira e os benefícios que traz para o mundo. O propósito é o norte do seu negócio, o seu guia. 

Marcas com propósito e o novo marketing

O novo marketing — o digital — surgiu com as novas tecnologias. O acesso à informação é global e todo o mundo está conectado. Por isso, hoje, os consumidores estão muito mais preocupados com valores e os interessa comprar de empresas que fazem a diferença para o mundo. Isso é propósito.

As pessoas não compram o que você faz, mas o porque você faz. (Simon Sinek fala sobre isso em seu popular Ted Talk). Ou seja, as empresas competem mais pela realidade simbólica de suas marcas do que pelos seus produtos e serviços. 

O propósito é o que expressa a razão de ser da marca. Por que ela existe? Por que é relevante hoje e amanhã? Quem quiser se destacar e crescer, precisa pensar como o seu negócio contribui para o mundo em que vivemos.

A missão do marketing na era digital é construir não apenas marcas, mas um mundo melhor. Marcas com propósito entregam valor, melhoram a vida dos consumidores e oferecem experiências diferenciadas. É o que destaca você dos seus concorrentes.

Diferença entre propósito, visão, missão e valor

É muito importante entender que propósito não é missão, nem visão, nem valor. Sobretudo, que ele é o mais importante destes, pois é o que fará sua marca ser duradoura.

A Visão se concentra num período mais curto. A Missão se refere a como a sua empresa vai fazer o que propõe. Os Valores são os meios que o guiarão no caminho para chegar aos objetivos.

O processo de criação de marca começa com o propósito. Veja algumas dicas para criar o seu:

  • Seja direto: crie uma frase que guie as pessoas que se relacionam com a sua empresa;
  • inspire as pessoas: elas irão acreditar no que a sua marca acredita;
  • tenha visão de longo prazo: identifique a essência da sua empresa e ela será o guia para um objetivo do bem comum. 

Marcas com propósito SIM!

Marcas com propósito mantêm as empresas vivas por muito tempo. Para isso, oferecem conteúdos diferenciados, encontram um posicionamento competitivo e são uma inspiração para as pessoas!

Se você quer criar sua marca para restaurante com propósito, crie experiências, faça as pessoas acreditarem no que a sua empresa acredita e seja uma inspiração para elas!

Lembre-se, o propósito é sobre o que você faz e não o que você diz. É assim que a Marketing Chef trabalha: ajudamos nossos clientes a criar marcas com propósito, envolventes e duradouras. Qual o propósito da sua marca?

Imagem de @design_hunt