Marketing de conteúdo

Por marketingchef
27 de novembro de 2020

Nem todas empresas podem esperar e investir pensando no médio e longo prazo. Às vezes é preciso abrir mão da melhor plataforma ou de campanhas mais sustentáveis, para apostar todas as fichas em ações com resultado mais rápido. Conheça as melhores ações de marketing digital, mas entenda também os efeitos colaterais de pensar somente no curto prazo.

Encha seu tanque de gasolina!

Você vai me perguntar, oi? Como assim? Sim, para você atingir o resultado mais rápido é necessário encher o tanque do seu carro. De nada adianta ter um carro veloz, se não colocar gasolina nele. Sabemos que todo produto ou serviço tem um ciclo de vida e um momento específico de compra de cada pessoa. Por isso, esteja ciente do tempo de maturação de cada produto. Mesmo nas campanhas rápidas, tenha fôlego para aguentar pelo menos 6 meses, caso contrário seu investimento pode ser inútil.

Campanha no Google Adwords


Campanhas pagas no Google. Sua empresa define verba diária máxima que deseja investir e pague apenas pelos cliques. O custo de cada clique vai depender da concorrência pelas palavras escolhidas, mas é possível definir o máximo que deseja pagar. Para vários tipos de negócio pode-se tomar como base o custo de R$ 1,00, ou seja, investiu R$ 30 por dia terá em média 30 visitas pagas (caso o clique. Alguns negócios o clique pode chegar facilmente a R$ 10, outros menos de R$ 0,5. É importante contar com uma agência experiente que pode antes mesmo de iniciar já lhe mostrar que a campanha será inviável.

Os anúncios pagos são aqueles 4 primeiros anúncios que aparecem no Google com o selo verde “Anúncio”, como demonstrado abaixo.

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Campanha no Facebook Ads


Postar no Facebook ou no Instagram e não colocar mídia nessa plataforma é um tiro no pé no marketing digital. O alcance é muito baixo. Supondo que sua página tenha 5 mil seguidores, cada post deve alcançar em torno de 100 pessoas. Sendo assim, a plataforma só irá entregar para mais pessoas o seu post, caso ela tenha interações (curtidas, comentários e compartilhamentos). Agora, se usar a ferramenta de anúncios do Facebook e segmentar o público correto, seu alcance poderá aumentar. 

Mas é muito importante configurar a plataforma de forma com que esteja de acordo com o seu público alvo e o seu objetivo de campanha esteja claro. A ajuda de bons profissionais conta muito nessa hora!

Nesta ferramenta é possível criar vários públicos, segmentado por idade, localização, interesses, profissão, nível educacional, área de estudo, quem segue determinada página, etc.

Trabalho contínuo com influenciadores


Esse é um tipo de ação que divide muitas opiniões, pois se popularizou demais e no fundo é difícil de saber qual página pode ter frutos positivos no digital. Mas não é uma tarefa impossível. Hoje existem empresas que ajudam no recrutamento de perfis de acordo com a necessidade e também muitas empresas de relações públicas que podem auxiliar no levantamento de perfis de acordo com uma estratégia traçada. 

O resultado pode ser um tráfego qualificado, e que leve pessoas que já confie na sua marca devido ao convencimento da mídia que indicou. Mas esteja sempre atento a mensuração dessa ação, pois pode ser a chave para estreitar o relacionamento com o influenciador.

Acompanhar é chave!

Há várias formas de fazer os anúncios, no qual pode exigir algumas habilidades distintas: publicidade, design, segmentação de mercado e, principalmente, experiência para usar técnicas avançadas das ferramentas. Se você não tiver nenhum profissional para acompanhar isso, com certeza você estará jogando seu dinheiro fora de alguma forma. Anúncios estão diretamente ligados a métricas de mensuração, e se você não faz isso, não saberá o que pode melhorar, seja no texto, no criativo ou na configuração do seu anúncio. Então, pense bem antes de começar e estruture como fará esse acompanhamento.

Os efeitos colaterais do marketing digital de rápido resultado

O fato de pensar exclusivamente a curto prazo, pode gerar custos maiores em cada campanha, causando desperdícios que o planejamento de médio prazo evitaria. Seu tráfego pago será subaproveitado:

  • Este tráfego poderia ajudar a ranquear seu site, mas como não investiu em SEO profissional antecipadamente, não terá este benefício.
  • Seu site ou loja online não está “tão bom assim”, então não consegue encantar muitos visitantes.
  • Não preparou tecnicamente o site para captar e-mail’s e rastrear os visitantes para ações futuras (remarketing).
  • Faltam ferramentas de comunicação e até mesmo equipe para interagir com todos os contatos.

Vale a pena mesmo pensar apenas em resultado rápido?

A experiência mostra que quem investe certo no marketing digital tem muito resultado, e quanto mais o tempo passa, menor é o custo de aquisição de um novo cliente. Por isso, se sua empresa pode planejar e pensar em médio e longo prazos, vá por este caminho. Se não for possível, use uma estratégia de resultado rápido, dê o passe inicial para aumentar as vendas e procure sempre entender o que está acontecendo, para planejar seu futuro no marketing digital.