Marketing de conteúdo

Por marketingchef
11 de janeiro de 2021

O ciclo de vida do cliente representa em que etapa de relacionamento o consumidor se encontra na sua empresa. Ou seja, entender essa diferença vai permitir que a sua empresa consiga criar um planejamento estratégico ainda mais eficiente.

A experiência ao cliente passou a se tornar um grande diferencial no desejo do consumidor. Por isso, o ciclo de vida do cliente é uma etapa importante para entender o que pode ser feito em cada etapa deste relacionamento com o cliente.

O que é ciclo de vida do cliente? 

O ciclo de vida do cliente trata de todas as etapas de relacionamento do cliente com a sua empresa. Com o intuito de identificar os diferentes desejos e necessidades do consumidor, a partir do momento em que são identificados até o momento em que deixam de ser clientes.

 

Qual a importância do ciclo de vida do cliente?

A importância do ciclo de vida do cliente é simples, pois através dele é que conseguimos estruturar as estratégias.

Com isso os meios de comunicação ganham um grande aliado, visto que com o ciclo de vida do cliente bem estabelecido é possível alinhar as estratégias para consolidar um aumento de vendas.

 

Quais são os seus estágios?

Se atente aos 5 estágios do ciclo de vida do cliente para que a sua comunicação e o relacionamento estejam alinhados.

1. Segmentação

Quando falamos em segmentação, estamos dando espaço para conhecermos os principais desejos e objeções do seu público alvo. Portanto, é o início do seu relacionamento.

Tente se perguntar:

  • O que eles querem?
  • O que eles precisam?
  • Qual valor eles podem enxergar na sua empresa?

A partir das respostas é que poderemos entender o que a empresa pode oferecer ao cliente. 

2. Aquisição

Afinal, agora que você já sabe como o seu público alvo se comporta, é o momento de criar uma estratégia para convertê-lo em cliente.

Estude qual a melhor forma de chamar a atenção das pessoas e prospectar clientes. Aposte em links patrocinados e estratégia de marketing.

Uma das estratégias mais utilizadas em vendas é o marketing digital, principalmente o inbound marketing.

 

3. Rentabilização

Depois que conquistou aquele cliente tão desejado,  agora é o momento de ganhar dinheiro.

Quando falamos em rentabilização, estamos falando em oferecer o produto com maior margem de lucro para sua empresa. Estratégias como Upsell e Cross sell são as mais indicadas para que o cliente não se limite em uma única compra.

Em resumo, o Upsell é uma estratégia de venda que sugere um adicional no produto. Já o cross sell é uma estratégia de venda que sugere produtos complementares.

 

4. Retenção de clientes

Imagine se o consumidor não gostar da experiência com a sua marca? Ele vai procurar o seu concorrente, com certeza.

Por isso é que a etapa de retenção de clientes é tão importante, pois ela ficou responsável em criar uma relação mais próxima com o consumidor e incentivá-lo a retornar mais vezes.

 

5. Recuperação de clientes

Mesmo com os esforços de retenção, é normal que alguns clientes sejam perdidos ao longo do tempo.

Por isso, nessa fase é importante ouvir o que o cliente tem para compartilhar, porque ele deixou de comprar com seu restaurante e pode ajudá-lo em algo, pensando sempre em sanar as dores e desejos do consumidor.

Analise o gráfico para entender as etapas do ciclo de vida do cliente:

ciclo-de-vida-do-cliente

 

Por fim, agora que você já sabe quais são os 5 passos do ciclo de vida do cliente com a sua marca, é hora de você estabelecer as estratégias corretas e cuidar também dos pontos de contato da sua marca.

 

Boa sorte!