Marketing de conteúdo

Por marketingchef
21 de outubro de 2019

Quer saber como mensurar os resultados das ações de marketing para restaurante? Confira nossas dicas práticas.

Muitos sabem da importância de investir em ações de marketing, mas sentem dificuldade em ler seus resultados. Isso acontece por vários motivos, como a falta de controle dos processos e, também, pela dificuldade de mensurar ações de marketing ‘offline’.

É importante controlar os processos das ações com planilhas e um sistema de gestão eficaz. Da mesma forma, é preciso entender que, na maior parte das vezes, é muito mais fácil mensurar os resultados das ações de marketing ‘online’.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Confira as nossas dicas práticas para mensurar as ações de marketing para restaurantes.

A diferença entre ações de marketing para restaurante online e offline

O primeiro passo para conseguir mensurar os resultados das ações de marketing do seu negócio é ter um controle eficaz dos processos. Vale lembrar que este controle — e a mensuração — é muito mais fácil quando se trata de marketing ‘online’.

Por exemplo, o banner é uma ação de marketing offline. Ainda que seja possível mensurar o seu alcance, não tem como saber quantas pessoas chegaram até o seu negócio por ele. Por outro lado, as ações de marketing ‘online’ — Facebook, Instagram — fornecem números exatos de quantas pessoas foram impactadas e quantas converteram em vendas.

No entanto, é possível investir em ações de marketing ‘offline’ mais assertivas, como o Voucher, por exemplo. Com ele, você consegue mensurar os resultados, medindo quantas pessoas estão voltando e comprando após essa ação.

É possível, ainda, unir o ‘online’ e o ‘offline’, em uma só ação. Por exemplo, um display de mesa com QR code que dá desconto para compras ‘online’. É importante ter bem claro essas diferenças, para escolher em qual ação investir, considerando a eficácia da mensuração dos resultados.

As ações de marketing para restaurantes têm objetivos específicos e diferentes prazos, sejam elas ‘online’ ou ‘offline’. Conheça as principais, a seguir.

Reconhecimento de marca

O reconhecimento de marca é objetivo global de qualquer negócio. Acontece que os resultados dessas ações de marketing são de longo prazo.

Fortalecer a sua marca é fundamental para o crescimento do seu estabelecimento, mas requer tempo. Portanto, seu acompanhamento deve ser feito anualmente, comparando resultados em uma determinada época do ano. 

Como essa ação pode aumentar as vendas? Para faturar mais existem duas opções: ou você aumenta o ticket médio do seu produto, ou aumenta o número de clientes e mantém o ticket.

Nesse sentido, as ações para reconhecimento de marca visam atingir o maior número de pessoas possível. Além disso, dão visibilidade ao estabelecimento. O resultado, a longo prazo, é o aumento das vendas.

Promoção e Voucher

As ações como oferta e promoção são de curto prazo e mais fáceis de mensurar. Quando seu restaurante faz uma promoção, ela tem um tempo de duração. Para mensurar os resultados, basta analisar o que foi vendido no período e avaliar se valeu a pena.

O mesmo acontece com vouchers com desconto. Quando a ação terminar, basta calcular quantas pessoas foram impactadas contando o número de vouchers distribuídos.

Mecanismos de retorno

O controle eficaz dos processos é ainda mais relevante para mensurar os resultados, quando se trata do marketing digital.

Planilhas de evolução permitem visualizar dados como: aumento de seguidores e da base de clientes. Além disso, é possível analisar os resultados após alguns meses do início da ação.

A famosa métrica ROI — Retorno sobre Investimento — é importante, mas não é a única que você tem que se preocupar. Medir resultados envolve o acompanhamento de processos de acordo com o objetivo e tempo de cada ação.