Por Redação

21 de maio de 2021

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Pesquisa de satisfação no restaurante

Entenda como aplicar a pesquisa de satisfação no restaurante.

Uma das formas de buscar a eficiência da sua operação e do seu atendimento, é fazendo as pesquisas de satisfação no restaurante.

As pesquisas estão mais presentes do que imaginamos no nosso dia a dia. Quer um exemplo? Pense naquele último pedido que você fez em um aplicativo de comida, você lembra que após isso, o mesmo te pede uma avaliação? 

Pois então, essa é uma opção em aplicar a pesquisa de satisfação. Mas é claro, existem formatos diferentes e mais detalhados. 

Por isso, vamos entender o que podemos perguntar nas pesquisas de satisfação para restaurantes? Confira. 

Como fazer uma pesquisa de satisfação? 

Para fazer o modelo ideal da pesquisa de satisfação é preciso entender qual o momento ele será divulgado, para que então possa definir o formato certo. Vamos entender melhor? 

A pesquisa pode ser aplicada tanto no ambiente online, quanto no ambiente offline. Isso dependerá muito do budget que você tem disponível para investir nessa questão, como também onde você irá aplicar essa pesquisa.

Para negócios que possuem espaço físico

Antigamente em espaços físicos, as pessoas aplicavam a pesquisa de satisfação no restaurante em uma folha de papel. Porém não era tão eficaz, já que a grande chave da pesquisa são as informações do cliente. Não falo da opinião deles, mas sim dos dados de nome, email, telefone. Hoje em dia isso é ouro!

Claro que a opinião do cliente é importante, pois você poderá descobrir o que pode melhorar em sua operação e entrega de serviço/produto. Os dados que você consegue hoje em dia captar nas pesquisas de satisfação vão te possibilitar fazer campanhas de marketing de relacionamento com esse cliente. Ao longo prazo, isso será muito importante para o desenvolvimento da sua marca.

Com isso em mente, é importante que ao criar uma pesquisa de satisfação para o seu negócio, você veja se consegue captar esses tipos de dados. Hoje em dia existem diversas formas de criar uma pesquisa. Uma delas, já usada pelo nosso time, é o Google Forms.

Através dele, você consegue criar um formulário de perguntas e além disso, extrair dados da pesquisa em excel. O que ajuda muito.

Na hora de fazer sua pesquisa, evite fazer um questionário extenso e com muitas perguntas, pois nesse formato é indicado que as perguntas sejam o mais breve possível. A ideia é não fazer as pessoas desistirem de preencher sua pesquisa.

Para validar os pontos do seu empreedimento, é interessante que o número de perguntas cheguem até cinco perguntas. Considere que as respostas devem ser objetivas, por exemplo: Excelente, ótimo, bom, precisa melhorar, ruim. 

Exemplos de perguntas:

  • O que achou do sabor da comida?
  • A comida estava na temperatura adequada?
  • O atendimento foi satisfatório?
  • O tempo de espera esteve dentro do tempo estimado? 
  • Você melhoraria algo? O que?

Com o resultado da pesquisa de satisfação é possível entender o que pode ser aperfeiçoado, e aquilo que pode e precisar ser descartado do seu negócio. Com essa possibilidade também, a chance de aumentar a retenção de clientes aumenta.

Existem hoje, diversas plataformas de pesquisa de satisfação que também podem te ajudar, com layout personalizado e com funcionalidades que permite o cliente interagir com a sua marca. Porém é necessário avaliar os custos para viabilizar isso em sua operação.

O cliente quer algo em troca, sempre!

Nossos FoodLovers já tiveram bastante experiências em aplicar pesquisas de satisfação em restaurantes. E podemos te confirmar, que se não houver uma moeda de troca, pode ser que você não consiga atingir um número satisfatório de opiniões sobre o seu serviço.

O trabalho de pesquisa de satisfação em restaurantes, deve ser constante e estar alinhado com a equipe de atendimento. Ou seja, é necessário treinar a equipe para que sempre ofereçam ao cliente a pesquisa. Se você possui uma negócio online, isso pode ser feito através de envio de emails ou mensagens pelo Whatsapp, só tome cuidado com a frequência.

Para incentivar o cliente a preencher a pesquisa, sempre indicamos o negócio oferecer algo em troca. Um café, um desconto na próxima compra ou um brinde pode ser um impulso para que o cliente responda. Todo mundo sai feliz! 🙂

Conclusão

Lembre-se, é importante que a sua pesquisa não seja extensa e cansativa. Concentre as perguntas na área que você quer avaliar e assim, analise com calma o retorno da mesma. 

A pesquisa de satisfação no restaurante é muito importante para que a experiência do cliente se torne cada vez mais favorável. 

Pronto para incluir a pesquisa de satisfação no seu restaurante?  

 

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