Marketing de conteúdo

Por marketingchef
4 de janeiro de 2021

Entenda que o planejamento estratégico para restaurante precisa estar dentro de suas estratégias para manter sua comunicação alinhada. Bem como para comunicações off-line como para a online.

O planejamento estratégico é como uma bússola. Sabemos em qual direção fica o nosso destino e é para lá que nós vamos sendo assim, estaremos preparados para percorrer o caminho estabelecido.

Começamos com uma pergunta:

Onde você quer chegar em 2021?

Já sabe quais os objetivos que vai estabelecer? Quais as metas que vai criar para cada departamento do seu restaurante?

Antes de criar qualquer planejamento estratégico para o seu restaurante, estamos com o intuito de te propor um questionamento para que essa resposta fique clara em sua mente e na mente de seus colaboradores onde vocês chegarão no ano de 2021.

Trabalhe duro para que a sua relação e dedicação operacional de seus colaboradores seja tão boa quanto ao que é prometido nos meios de comunicação com o consumidor. Isso compromete todas as outras partes do processo adiante.

 

Crie objetivos

Entenda qual é o seu objetivo e quais são as estratégias necessárias que você deve traçar para que ele seja alcançado.

Se o objetivo for o aumento das vendas no delivery é válido apostar em proporcionar uma experiência em casa, por exemplo, uma embalagem de delivery nova, uma playlist pra ouvir em casa, trabalhar com influenciadores ou até mesmo um voucher de desconto com intuito deles fazerem um segundo pedido

Se o objetivo for o aumento de fluxo de pessoas no seu estabelecimento é válido você apostar em promoções que coincidem com datas comemorativas, por exemplo, trabalhe com drinks especiais, pratos sazonais e até mesmo música ao vivo.

 

Meta do restaurante

Para cada mês é interessante estipular uma nova meta, tanto para seus funcionários, de maneira interna como para o desempenho do seu restaurante.

Imagine que seu garçom tem como meta melhorar sua avaliação a cada mês, e assim tornar os clientes fiéis àqueles atendimentos.

A equipe da cozinha tem como meta não ultrapassar o tempo de espera do prato, com o propósito de evitar o estresse do cliente e provocar o desejo em retornar ao seu estabelecimento. 

Dessa maneira as metas individuais levam o conjunto para o destino final.

 

Novidades

Essa parte não pode ficar fora do planejamento estratégico para seu restaurante.

Se olharmos o calendário de forma macro, podemos dividi-lo pelas estações do ano. Ou dividi-lo de forma mais minuciosa, olhando então para as datas comemorativas mensalmente. 

A princípio parece complexo, mas não é. Pegue as estações do ano e entenda quais campanhas podem desempenhar melhor o seu restaurante, por exemplo:

 

Primavera/Verão:

É uma estação em que as pessoas estão mais propensas a sair de casa, querem pedir drinks, conversas e ouvir músicas. Aposte em drinks leves e refrescantes. Caipirinhas, Gins e até mesmo saquês.

 

Outono/Inverno:

Já é uma estação onde as pessoas precisam de estímulo para sair de casa. Aposte em combos para casais e famílias, além de uma bebida quente como o vinho e o whisky.

Entenda qual produto se identifica melhor com o seu restaurante e aposte em campanhas sazonais, drinks em dobro ou combos de pratos e bebidas. Inove, saia da bota do seu concorrente!  

 

Atualize seus canais

 

Os canais de comunicação se tornaram cada vez mais necessários para que os pontos de contato entre consumidor e restaurante tornem a compra rápida e saudável para todos. Não deixe de colocar no seu planejamento estratégico.

Site

O site é tão importante quanto as redes sociais. Quando buscarem através de palavras chaves que segmentam o seu site, o Google vai ranquear e mostrar com mais detalhes o que ele está querendo entregar para o consumidor.

 

Redes sociais

A rede social é o meio de comunicação mais próximo ao seu cliente. Através dela os usuários buscam um momento para relaxar, então é um ótimo momento para criar conexão atrelando as emoções, engajando nos posts e stories.

Aproveite para mostrar um pouco da rotina do seu restaurante, os bastidores de seus funcionários e do estabelecimento. Esse é um storytelling muito querido pelos usuários.

 

Mídia Paga

A importância em trabalhar com a mídia paga está atrelada ao objetivo de alcançar cada vez mais pessoas e atingir um novo público, consequentemente, elevando os números de venda.

Por isso é necessário que saiba o quanto pode investir em suas campanhas e quais segmentações deve usar!

 

Agora que já sabe como pode se planejar para o ano que só está começando desejamos muita sorte e organização!

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