05 nov, 2018

Marketing digital para restaurantes: 5 dicas fundamentais

por mktchef em Conteúdo,Tecnologia

O Marketing digital para restaurantes é essencial. Atualmente, investir em mídias online e redes sociais são estratégias que não podem faltar no seu negócio. Isso porquê o público ativo online hoje, só no Brasil,  passa dos 116 milhões, segundo dados do IBGE. O alcance é enorme e não estar dentro desse ambiente é estar a um passo atrás dos seus concorrentes.

Desenvolvemos 5 dicas fundamentais para que o marketing digital do seu restaurante seja um sucesso:

Desenvolva um site otimizado e funcional

Essa é a primeira e talvez a mais importante dica. É primordial para iniciar uma estratégia de marketing digital que você tenha um site otimizado, com uma usabilidade impecável. Alguns pontos que devem ser observados:

Responsivo: Um site responsivo é um site que se adapta a diferentes tamanhos de tela. É notório que hoje a maioria dos acessos se dão via mobile, então, é primordial que seu site seja adaptável a qualquer tamanho de tela.

Blog: Em um primeiro momento, um blog pode parecer trabalhoso e que não converta tanto como uma campanha de AdWords. Porém, a longo prazo, pode se tornar um dos canais mais relevantes para atração e retenção de clientes. De fato, criar conteúdo de qualidade, requer um pouco de trabalho, mas com certeza você colherá bons resultados investindo em marketing de conteúdo.

SEO: Outro quesito importantíssimo, é o SEO. Pense da seguinte forma: Você acabou de inaugurar um restaurante, novinho, com os preços super acessíveis, comida deliciosa, ambiente espetacular, toda uma experiência impecável. Porém, ele fica no meio de uma floresta, sem acesso de ruas, rodovias, estradas, nada. É isso que acontece quando você cria um site/blog que não seja otimizado. SEO é o caminho que leva o cliente até o seu negócio, sem ele, todo o investimento em digital seria em vão.

Crie promoções no Instagram

O Instagram é uma das ferramentas mais poderosas e que pode ajudar no marketing digital do seu restaurante. Você pode fazer dele sua vitrine para atrair clientes.

Disponível gratuitamente para iOS (App Store), e Android (Play Store), o Instagram é atualmente um dos dez aplicativos mais baixados no mundo, com cerca de 800 milhões de usuários ativos.

É importante em determinados momentos, inclusive em datas comemorativas, que você realize algum tipo de promoção. Sorteio de um jantar especial, ou um desconto para quem levar um acompanhante, desconto para marcarem alguma #hashtag e apresentar a publicação do Instagram no estabelecimento.

Esses são alguns truques que atraem mais seguidores, geram engajamento e conquistam mais potenciais clientes para o restaurante.

Invista em diferenciais

O mercado está saturado do tradicional. É preciso ter algo que te diferencie dos concorrentes. Claro, isso não é sempre possível de ser feito, afinal, inovar em um mercado como esse é mais complexo do que se possa imaginar.

Algumas sugestões que podem te ajudar:

Aplicativo para realizar pedido: Apesar de já existirem diversos aplicativos de delivery, ter o seu próprio pode passar mais credibilidade.

Cardápio com experiência VR: Esse seria algo um pouco mais complexo, visto que poucas pessoas possuem óculos de realidade virtual. Porém, nada impede que você crie essas experiência dentro do seu bar ou restaurante. Imagina, se você pudesse analisar um cardápio, ou ter a experiência de analisar os pratos e o ambiente do restaurante através de um óculos? Existem cases de restaurantes que usaram essa estratégia! E tem dado super certo… Não tenha medo de inovar! Alías são essas ideias que fazem seus clientes e futuros clientes terem uma experiência diferenciada.

As estratégias que unem o online o offline são experiências que marcam os consumidores.

Aposte no marketing de indicação

marketing de indicação ou recomendação, é uma das estratégias mais usadas por negócios, seja ele online ou offline. Talvez por ser uma das formas mais fáceis de atrair potenciais clientes em um efeito escala.

Além disso, a indicação ocorre geralmente por clientes satisfeitos, e isso faz com que se tornem defensores da sua marca, ajudando a divulgá-la no seu meio social. Uma estratégia parecida pode ser usada com influenciadores digitais.

Algumas dicas para você colocar em prática uma estratégia de indicações:

  • conceda promoções, ou descontos para os melhores clientes;
  • disponibilize cupons de desconto, ou alguma vantagem para as pessoas que irem em grupo ao seu estabelecimento;
  • incentive os seus clientes a divulgarem o seu restaurante nas suas redes sociais.
  • conceda cupom em formato de convite para os seus clientes presentearem aos amigos;

Enfim, existem diversas formas que podem ajudar a crescer o fluxo de clientes no seu bar ou restaurante, basta usar a criatividade.

Invista em relacionamento como estratégia

Não basta somente correr atrás de novos clientes, é preciso cuidar de quem já está dentro de casa. Manter um bom relacionamento com quem já consome no seu estabelecimento, reflete diretamente na satisfação, além de fazer com que a indicação para outros potenciais clientes seja feita de forma natural.

Existem diversas formas de começar um relacionamento com os seus clientes. Uma delas poderia ser, criar um programa de fidelidade, essa é uma das maneiras de premiar os clientes mais frequentes, com descontos e brindes.

Fornecer um motivo para que o consumidor retorne ao estabelecimento é uma tarefa que deve ser constante.

Outra forma de trabalhar o relacionamento é criando um anúncio no Facebook Ads por exemplo, para os clientes que fazem aniversário nos próximos dias. Através do Ads você tem a opção de anexar uma planilha com os e-mails dos clientes e no momento de segmentar, é possível acrescentar a opção “próximo aniversário” para alcançar essas pessoas.