Por Redação

13 de agosto de 2021

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5 passos para o Google encontrar seu site

Entenda o que fazer para o Google encontrar o seu site.

Como fazer o Google encontrar seu site? É comum que a grande maioria dos empreendedores, principalmente da gastronomia, tenham dúvidas sobre o funcionamento do mecanismo de busca. Principalmente porque lutam para estarem nos primeiros lugares na pesquisa do Google. 

Por mais que o algoritmo se atualize constantemente e estimule mudanças nas estratégias de marketing digital para restaurantes, ainda existem alguns pontos bem importantes que irão favorecer um melhor rankeamento para a sua marca. 

Consequentemente, com um bom rankeamento, o valor agregado à sua marca aumentará. Vamos falar sobre os pontos importantes? 

Como o Google encontra meu site? 

Para que o seu site apareça no Google é preciso cuidar de alguns pontos de forma orgânica, são eles. 

  • Sitemap.xml no Google Search Console

O Google desenvolveu um modelo bem específico para indexar sites, e é pelo cadastro do sitemap.xml no GSC. 

Precisamos lembrar que essa indexação é gratuita, e ainda assim muitos sites para restaurantes não usam esse método como forma de facilitar o Google a encontrar o seu site. Seja por ter um Sitemap XML, ou por não se cadastrar no GLS. 

Decerto, essa é a forma mais eficaz de sinalizar ao Google sobre as páginas do seu site. Isso porque é possível entregar de forma organizada todas, ou pelo menos as mais importantes, páginas do site.

Como solicitar a indexação?  

Para solicitar a indexação da página é preciso se cadastrar no Search Console. Para que a URL do seu site seja indexada, é preciso clicar em INSPEÇÃO DE URL, coloque a url desejada do seu site e aguardar. 

O GSC vai sinalizar se está ou não indexada. Caso não esteja indexada, ele vai dar a opção de solicitar indexação. 

Esse método vai possibilitar que até as páginas mais distantes e com menos cliques sejam descobertas. Se tem garantia de que todas as páginas serão indexadas? Não temos, mas vale a tentativa para ter seu site nos primeiros lugares no mecanismo de buscas do Google.

  • Fortaleça seus links 

Falamos que seria um trabalho orgânico, né? 

Para que o Google encontre o seu site ele precisa de um link que leve ao Googlebot até a página específica. Desta forma, como o Google usa link de outros sites para encontrar novos sites, você pode comentar em blogs ou fóruns populares. 

Mas se atente: Não faça de forma demasiada. Não abuse de texto âncora e não entre em esquema de troca de links. 

Grande parte das estratégias de marketing digital para restaurantes vêm com o trabalho orgânico, mais conhecido como de formiguinha. Ou também, a história de que se deve plantar várias sementinhas e esperar o tempo certo para colher seus frutos. 

Dica: Se você tem um site que gosta muito, comece a interagir através de comentários.

Divulgue o link do seu site na rede social 

Continuando na linha orgânica, para que o Google tenha maiores chances de encontrar o seu site, abuse do marketing digital para restaurantes, principalmente nas redes sociais. 

Mas use aquelas que o Google tem liberdade para rastrear. Esse método vai te ajudar a alcançar novos públicos de forma direta e receber visitas de outros canais, enquanto o Google faz a leitura do Sitemap. 

Ou seja, não deixe de falar sobre o site em redes sociais, principalmente, no Twitter e Youtube.

  • Tenha um site otimizado

O usuário normalmente tem pressa para consumir o seu conteúdo tanto nas redes sociais, como também no site. Por isso, preze sempre pela rapidez do seu site. 

Algumas dicas para torná-lo cada vez mais rápido estão no tamanho das imagens, plugins e até outras aplicações que podem estar deixando sua página mais lenta. 

Tendo ciência, faça as modificações e aguarde a nova leitura dos robôs do Google. Já que nem eles gostam de sites mais lentos e pesados, rs.

Para ter um site otimizado é necessário que além de ágil, também o site sempre atualizado. Por isso, tenha cuidado ao conferir as páginas, fazer testes e analisar se há links quebrados.

  • Conteúdo de valor

Qual é a marca que cresce sem ter um conteúdo de valor atrelado a sua estratégia de marketing para restaurantes? Nenhuma. 

Por isso, além de blogs e textos de apoio para o seu site baseado em palavras-chave, de atenção aos detalhes para oferecer o mais valioso da sua marca para seus clientes. 

A dica é: Pergunte-se sempre se seus conteúdos estão alinhados a persona da sua marca e se são úteis para os usuários do seu site.

  • Linkagem interna

É possível que dentro desse texto você tenha encontrado pelo menos 3 links para páginas internas do nosso site, né? 

Isso ajuda também a leitura do Google para sugerir o seu site nos primeiros lugares no mecanismo de busca. Mas entenda como fazer uma linkagem correta: 

  • Páginas de categorias; 
  • Subcategorias; 
  • Produtos e serviços; 
  • Materiais ricos. 

Esses backlinks vão refletir diretamente no tempo e na quantidade de páginas que o leitor vai visitar em uma sessão do seu site. E sim, isso vai ajudá-lo no processo de conversão e vendas.

Agora é hora de colocar a mão na massa, e fazer um trabalho orgânico bem bonito para ajudar o Google a encontrar o seu site. Conte com o nosso time de #FoodLovers. <3

Precisa de ajuda? Fale com um #foodlover

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