Por Redação

16 de agosto de 2021

Compartilhe:

Alcançar novas pessoas com vídeos no Instagram

Aprenda a alcançar novas pessoas na rede social através de vídeos.

Alcançar novas pessoas com vídeos no Instagram é uma das estratégias de marketing digital para restaurantes que têm dado retorno. Isso acontece porque o Instagram é uma ótima rede social para gerar relacionamento e ganhar visibilidade com seu público. 

Ainda mais nos tempos de hoje, onde as imagens estáticas já não tem alcançado bons resultados como antes. O lançamento dos stories, reels e até o aumento de tempo dos vídeos do feed provam que os usuários querem, cada vez mais, vídeos no Instagram. 

Só tome cuidado com o seguinte, não é porque o usuário tem consumido mais conteúdo em formato de vídeo que a sua marca precisa sair fazer vídeos e mais vídeos. 

Fique atento às estratégias da sua empresa para então gerar conteúdo em formatos que engajam e tragam bons resultados. Vamos entender um pouco melhor? 

Porque gerar vídeos no instagram do meu restaurante? 

Os vídeos no instagram tem bastante força no marketing digital, isso porque, segundo a Rock Content, 86% dos usuários brasileiros de internet assistem a vídeos online. 

E essa audiência tende a aumentar cada vez mais, já que em 2020, 82% de todo o tráfego da web será gerado por vídeos. 

O que pode te fazer mudar de ideia em relação a conteúdo de vídeos é que a rede social do Instagram, segundo a L2, 65% dos posts de marcas com maior sucesso exibem mais detalhes dos produtos. 

Poderoso sim ou com certeza? 

Como criar vídeos para o Instagram?

Já que você entendeu que os vídeos são uma ótima estratégia de marketing digital, vamos conferir algumas dicas de como iniciar a produção desses conteúdos. 

Desenvolva uma persona

É muito provável que você já tenha lido sobre isso, mas vou reforçar: Todas as ações de marketing vão dar certo quando projetado uma persona bem construída nessas estratégias. 

Isso quer dizer que além de adotar uma linguagem e um comportamento aceitável aos teus seguidores, você vai precisar definir uma linha editorial dos vídeos para o Instagram. 

Ou seja, mesmo que você conheça o seu público-alvo, é necessário que os testes aconteçam, principalmente devido a interação do seus seguidores. 

Dica: Nunca deixe de dar uma olhada nas redes sociais de seus concorrentes, não é para copiar, mas para te ajudar a definir um tom nos seus vídeos. 

Estabeleça objetivos 

Depois de uma persona bem estabelecida, crie objetivos capazes de serem alcançados pela sua marca. 

Por exemplo, se você é dona de um restaurante italiano, se pergunte: O que pretendo conseguir com esse vídeo? 

A grande maioria das respostas estará em torno da experiência que o seu restaurante poderá proporcionar ao cliente. Ou então, aumentar as conversões do delivery, mas sempre apontando para a experiência que o seu restaurante vai causar na vida do cliente. 

A partir disso, as suas estratégias de marketing digital para restaurantes estarão com o objetivo estabelecido.

Dicas: Se o seu objetivo estiver atrelado ao tráfego, invista em stories. Caso seu objetivo seja relacionamento e engajamento, escolha os melhores horários para alcançar novas pessoas. 

Invista em tutoriais

Se o seu restaurante comercializa comida para serem finalizadas em casa, é muito interessante que o conteúdo em vídeo trabalhe esse tutorial do prato escolhido. 

O mais interessante é que esses tutoriais podem ser produzidos por influenciadores, ou até mesmo pelos clientes mais fiéis ao seu restaurante. 

Essa estratégia mostrará o quanto é acessível e possível finalizar um prato de um restaurante em casa. Vale a aposta, viu?

Um case de sucesso também é a Nutella. Ela aposta em tutoriais de como e onde utilizar o creme de avelãs mais amados do mundo. 

A marca traz uma proposta de tutoriais mais curtos, aqueles que a gente vê em looping e salva para reproduzir em casa. 

feed-nutella

Use as hashtags 

Famosas nas redes sociais, as hashtags estão tanto no Instagram, como no Twitter, Facebook e até no Tumblr. (Esse é para os millennials, rs) 

As hashtags são motores de busca nas redes sociais, permitindo que os usuários encontrem conteúdos relacionados com o que foi pesquisado. 

Por isso, uma boa estratégia de uso de hashtags pode aumentar ainda mais os seus números nas redes sociais. Portanto, trabalhe para entender quais são as melhores para o seu negócio. 

Identidade visual 

A mesma identidade visual usada na marca desenvolvida para o seu restaurante precisa estar visivelmente nos vídeos do Instagram. Pode parecer uma bobagem, mas uma ID bem fortalecida, garante mais visibilidade e reconhecimento de marca nessa era digital. 

Não ignore as paletas de cores desenvolvidas para a sua marca, fortaleça ainda mais o visual para garantir um vídeo coerente à sua empresa. 

Seja criativo

Os usuários das redes sociais estão cada vez mais sedentos por vídeos criativos e que se tornem cativantes e engajados. 

Mas entenda, o seu criativo precisa estar conectado ao comportamento do seu público. Não vai adiantar criar um vídeo para um público mais jovem, sendo que o seu público é mais velho e com características mais introspectivas. 

Aproveite a liberdade que a rede social te dá e crie vídeos diferentes e engajados no universo da sua marca. 

Agora que já entendeu como criar vídeos para o Instagram, e assim fortalecer ainda mais sua marca no ambiente digital, é hora de colocar a mão na massa e alcançar novas pessoas. Estude algumas dicas rápidas de marketing digital para restaurantes.

Boa sorte! 

Precisa de ajuda? Fale com um #foodlover

.