Por marketingchef

29 de janeiro de 2021

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Como vender no Instagram?

Saiba como melhorar suas vendas através do Instagram.

Vender no Instagram tem sido uma alternativa muito buscada entre os donos de restaurante, pois junto com a pandemia a necessidade de vender mais aumentou. Dessa forma, as plataformas digitais tiveram que facilitar o processo de compra. 

E para facilitar o processo de compra, muitos restaurantes optaram por investir em um e-commerce, mas também não abriram mão da proposta de vender no Instagram. Uma das redes sociais mais acessadas! 

Se você também quer abrir mais um canal de vendas, e facilitar esse processo, confira os processos abaixo. 

Tenha um perfil comercial 

Muitas pessoas ainda não sabem que existe a função do Instagram Business. Através dele conseguimos ter acesso a algumas métricas bem importantes como quantos novos seguidores e quantos deixaram de seguir, quantas contas foram alcançadas e mais.

Portanto, se você usa o perfil pessoal para vender, saiba que você está limitando e até dificultando o processo de vendas do seu negócio. 

Para alterar o perfil para comercial, siga os passos

  1. Configurações
  2. Conta
  3. “Alternar para o perfil comercial”
  4. Faça a sincronização da sua conta do Instagram com a do Facebook (é necessário ter uma)
  5. Insira seus dados empresariais “Configurar seu perfil comercial”

Para que o seu produto tenha preço nas publicações é preciso criar um catálogo em sites parceiros, como Shopify, BigCommerce ou NuvemShop. Ou crie o seu catálogo através do gerenciador de negócios.

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Com o catálogo criado, nas suas próximas publicações será possível marcar o produto do catálogo na foto. E a mágica acontece!

Conteúdo relevante para vender no Instagram

Para que o usuário se torne um cliente, o seu conteúdo precisa estar alinhado à jornada de compra do cliente. 

Fazer marketing através do Instagram não é somente fazer posts. O seu conteúdo precisa ser relevante. Ou seja, o usuário precisa entender naquele post que o seu produto pode sanar sua dor, desejo e a vontade. 

E claro, o conteúdo relevante precisa estar dentro do planejamento estratégico para restaurantes. Por isso, tenha planejado quais campanhas, descontos, ações vão acontecer para incluir na jornada do cliente. 

Além disso, o seu conteúdo precisa agregar valor ao dia a dia desse usuário. Ou seja, as postagens de vendas são importantes? São. Mas as postagens de engajamento precisam acontecer.

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(@gaiolabar)

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(@balcone.sp)

 

Não esqueça de interagir

Além de engajar, é necessário que você interaja com seus usuário. Isso pode acontecer através de comentários, inbox e até as caixinhas de perguntas dos stories.

Se aproxime de seus clientes. Praticamente o chame para tomar um café virtual, rs. Dessa forma esse lead entenderá que além de um estabelecimento, ele tem ali um amigo que gera entretenimento.

Influenciadores

O trabalho com influenciadores pode ajudar no reconhecimento de marca, pois é uma forma de criar uma ligação entre a marca e o consumidor de maneira mais afetiva. Nesse caso, o restaurante se beneficiará da confiança que já existe entre o influenciador e seus seguidores. 

Se você está começando com a parceria com influenciadores, aposte nos micro influenciadores. Por mais que seus números não sejam tão expressivos, esses influenciadores acabam trazendo uma chance de conversão e engajamento mais alta.

O segredo na hora de vender no Instagram está ligado totalmente ao relacionamento com o usuário. E no momento da conversão, lembre-se, não deixe que nada o atrapalhe. Portanto, evite os bugs, erro de link de destino e até a falta de contato.

Venda momentânea 

O ser humano está acostumado a ter resultados em pequenos minutos. Por exemplo, o famoso miojo instantâneo feito em 3 minutos, que com 1 minuto no fogo você já está mexendo e tentando ver se já está pronto. Não é? 

Isso também acontece com quem usa as redes sociais para vender. Mas não trago boas notícias, a venda momentânea pelo instagram não acontece dessa forma. 

Para que a venda no Instagram aconteça é necessário que o relacionamento seja feito. Através dele é que o propósito da sua marca seja transmitido ao usuário. 

Por isso, aposte em se aproximar de quem está contigo nas redes sociais. Não desperdice um seguidor sequer e entenda em qual etapa da jornada do cliente ele se encontra, para então se comunicar de forma certa.

 

Marque presença na mente do consumidor, e também na sua rede social. 

 

Boa sorte! 

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