Por Redação

10 de agosto de 2021

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Meu cliente age assim, e eu ajo assado! Vish… queimou!

Entenda como o comportamento de busca do seu cliente pode influenciar na sua marca.

Falar sobre o comportamento de busca é tão importante como uma boa estratégia de marketing para restaurantes. Isso porque, muito da sua estratégia vai depender da forma como o usuário tem se comportado no ambiente digital. 

Mas além de somente entender o comportamento de busca, essa alternativa traz a possibilidade de conhecer ainda mais os impulsos que os seus usuários precisam receber para fazer a conversão. 

O comportamento de busca também vai possibilitar que a sua marca se mantenha na cabeça das pessoas e no topo das listas de pesquisas. Isso porque, deixar a sua marca gastronômica reconhecida no mercado online é um grande passo. 

Por isso, vamos estudar um pouco mais sobre o comportamento de busca e como usá-lo nas suas estratégias para marketing gastronômico. Continue lendo: 

O que é comportamento de busca? 

Uma das formas de coletar o comportamento do seu usuário é usando o SEO. Isso porque através dele é possível ver como as pessoas usam os buscadores para ter as respostas que tanto procuram. 

Entender como eles se comportam não ajudam apenas na construção de palavras-chaves, mas também na produção de conteúdo qualificado para o consumidor. 

E esse é um erro muito cometido, pois se torna mais fácil focar no uso desse comportamento como palavra-chave, do que para conteúdo de qualidade para melhorar o ranking da sua marca. 

Uma pergunta muito usada nessa estratégia é o 5W2H. A partir dessa estratégia é possível analisar de mais perto o comportamento do usuário. Para isso façam as perguntas:

  • Quando? 
  • Onde? 
  • Como?
  • Por que? 
  • Quanto? 

Através dessas respostas é possível entender qual a dor, o sonho e o desejo do seu usuário. Além disso, o seu cliente pode esquecer do que você falou ou fez, mas ele não vai esquecer o que você o fez sentir ao consumir o seu produto. 

Isso porque, se ele encontrar a alternativa para curar a dor, ele vai lembrar que foi o seu produto que o ajudou a solucionar esse problema.

Fatores que influenciam 

Os fatores externos influenciam sim, e muito, no comportamento de busca dos consumidores. Entenda quais são eles: 

  • Fatores culturais: Quando falamos sobre fatores culturais, estamos englobando os gostos, interesses e costumes das pessoas. Sendo assim um aspecto extremamente relevante para a análise de SEO.
  • Fatores sociais: Os fatores sociais estão diretamente ligados aos lugares que a pessoa frequenta, as amizades e tipos de relacionamentos que ela leva. Isso é uma influência para entender seu comportamento.
  • Fatores econômicos: Esse é um grande fator influenciável no comportamento dos usuários. Já que muito desse fator pode impedi-lo de fazer a conversão com a sua marca. 

Será que a mudança do comportamento de busca do usuário influencia no comportamento da sua marca? 

Isso implica no comportamento do meu negócio?

A dúvida frequente é: Se o usuário muda o comportamento, isso implica no comportamento do meu negócio? 

Respondemos que, DIRETAMENTE não. Mas para que o seu empreendimento gastronômico não perca e mantenha a retenção de clientes, o seu restaurante precisará se adaptar a forma de comportamento de busca do seu usuário.

Isso acontece principalmente no ambiente digital, devido a grande mudança das formas de buscas, posicionamento e até comportamento. 

Por isso, esteja sempre conectado com seu cliente. 

Conte com a nossa equipe de FoodLovers para estudar sobre o comportamento do seu cliente junto com você.

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