Meu cliente age assim, e eu ajo assado! Vish… queimou!
Entenda como o comportamento de busca do seu cliente pode influenciar na sua marca.
Falar sobre o comportamento de busca é tão importante como uma boa estratégia de marketing para restaurantes. Isso porque, muito da sua estratégia vai depender da forma como o usuário tem se comportado no ambiente digital.
Mas além de somente entender o comportamento de busca, essa alternativa traz a possibilidade de conhecer ainda mais os impulsos que os seus usuários precisam receber para fazer a conversão.
O comportamento de busca também vai possibilitar que a sua marca se mantenha na cabeça das pessoas e no topo das listas de pesquisas. Isso porque, deixar a sua marca gastronômica reconhecida no mercado online é um grande passo.
Por isso, vamos estudar um pouco mais sobre o comportamento de busca e como usá-lo nas suas estratégias para marketing gastronômico. Continue lendo:
O que é comportamento de busca?
Uma das formas de coletar o comportamento do seu usuário é usando o SEO. Isso porque através dele é possível ver como as pessoas usam os buscadores para ter as respostas que tanto procuram.
Entender como eles se comportam não ajudam apenas na construção de palavras-chaves, mas também na produção de conteúdo qualificado para o consumidor.
E esse é um erro muito cometido, pois se torna mais fácil focar no uso desse comportamento como palavra-chave, do que para conteúdo de qualidade para melhorar o ranking da sua marca.
Uma pergunta muito usada nessa estratégia é o 5W2H. A partir dessa estratégia é possível analisar de mais perto o comportamento do usuário. Para isso façam as perguntas:
- Quando?
- Onde?
- Como?
- Por que?
- Quanto?
Através dessas respostas é possível entender qual a dor, o sonho e o desejo do seu usuário. Além disso, o seu cliente pode esquecer do que você falou ou fez, mas ele não vai esquecer o que você o fez sentir ao consumir o seu produto.
Isso porque, se ele encontrar a alternativa para curar a dor, ele vai lembrar que foi o seu produto que o ajudou a solucionar esse problema.
Fatores que influenciam
Os fatores externos influenciam sim, e muito, no comportamento de busca dos consumidores. Entenda quais são eles:
- Fatores culturais: Quando falamos sobre fatores culturais, estamos englobando os gostos, interesses e costumes das pessoas. Sendo assim um aspecto extremamente relevante para a análise de SEO.
- Fatores sociais: Os fatores sociais estão diretamente ligados aos lugares que a pessoa frequenta, as amizades e tipos de relacionamentos que ela leva. Isso é uma influência para entender seu comportamento.
- Fatores econômicos: Esse é um grande fator influenciável no comportamento dos usuários. Já que muito desse fator pode impedi-lo de fazer a conversão com a sua marca.
Será que a mudança do comportamento de busca do usuário influencia no comportamento da sua marca?
Isso implica no comportamento do meu negócio?
A dúvida frequente é: Se o usuário muda o comportamento, isso implica no comportamento do meu negócio?
Respondemos que, DIRETAMENTE não. Mas para que o seu empreendimento gastronômico não perca e mantenha a retenção de clientes, o seu restaurante precisará se adaptar a forma de comportamento de busca do seu usuário.
Isso acontece principalmente no ambiente digital, devido a grande mudança das formas de buscas, posicionamento e até comportamento.
Por isso, esteja sempre conectado com seu cliente.
Conte com a nossa equipe de FoodLovers para estudar sobre o comportamento do seu cliente junto com você.