Por Redação

17 de agosto de 2021

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Estratégia digital para pequenos empreendedores

Saiba como usar as estratégias digitais correta no seu empreendimento.

Estratégia digital para pequenos empreendedores gastronômicos é possível? 

Com certeza, aliás acreditamos que um projeto bem feito pode mudar histórias e transformar a forma como o setor de alimentação se comunica. 

Por mais que muitos pensem que as estratégias digitais dão mais resultados para grandes marcas, isso não é verdade. O marketing digital para restaurantes é capaz de gerar resultados grandiosos independente do tamanho, porte ou segmento. 

Quando falamos em estratégia digital estamos falando também em marcar presença no ambiente digital. Isso porque se aproximar do público depende da constância da sua marca. 

Aliás, o investimento em marketing digital para restaurante pode trazer grandes benefícios para a sua empresa, confira.

Benefícios das estratégias digitais 

Toda estratégia bem feita nos leva a resultados satisfatórios, e no ambiente digital não é nada diferente. Por isso, sempre que for traçado estratégias digitais no marketing de restaurantes, será possível notar os seguintes pontos: 

Presença online

Todos, ou a grande maioria dos consumidores de uma marca em específico tem o desejo de se conectar ainda mais com ela.

Entretanto, o canal que facilita esse reconhecimento de valores entre o consumidor e as marcas, são as redes sociais. 

Através das estratégias digitais é possível fortalecer ainda mais a presença online da sua marca. Isso porque o consumidor passa a entender mais sobre o propósito da marca, as causas que ela defende e os valores da empresa. 

Público segmentado

O grande diferencial do marketing digital para restaurante é a personalização. Isto é, mesmo com tanta gente no ambiente digital, ganha quem sabe segmentar o público.

Portanto, o investimento tradicional de meio marketing ficou para trás. Os pequenos empreendedores gastronômicos conseguem se comunicar com um público limitado, porém qualificado para trazer bons resultados à sua marca. 

Clientes fiéis

Além de uma boa comida, o relacionamento do seu restaurante com os clientes pode gerar ainda mais fidelização à sua marca. 

Principalmente porque os canais e as diversas ferramentas possibilitam o contato ativo, estimulando recompras e recomendação para outras pessoas. O que é muito vantajoso, já que a retenção de clientes vale mais a pena do que a nova aquisição. 

Aproveite que as redes sociais te dão liberdade para se comunicar de forma pessoal e direta com seus clientes, e futuros clientes. 

Custo benefício 

Esse é um dos pontos preferidos dos pequenos empreendedores, já que o custo de investimento de estratégia digitais tem um retorno maior do que as estratégias tradicionais de antigamente. 

Vale lembrar que o formato orgânico das redes sociais é gratuito, e com uma estratégia de marketing digital para restaurante bem alinhada e definida, os resultados podem ser satisfatórios. 

Planeje ações e campanhas

Não pense que apenas criar um perfil nas redes sociais pode te trazer bons resultados. Para que toda sua estratégia digital dê certo, é preciso criar campanhas e ações de marketing que possam engajar o seu público. 

Mas lembre-se, toda campanha precisa ter um objetivo central. Faça um plano de marketing que contenha as opções que serão aplicadas no período de tempo determinado. 

Por exemplo, lançamento de produtos em períodos sazonais. Relançamento de um produto ou serviço que foi muito desejado, promoções especiais e até mesmo combos com produtos mais desejados.

Dicas para estruturar estratégia digital para restaurante

Depois que você entendeu os benefícios que a estratégia digital proporciona à sua marca, confira as dicas de marketing digital para restaurantes. 

Relacionamento nas redes sociais 

Falamos um pouco sobre isso nos tópicos acima, mas é importante ressaltar que o relacionamento entre marca e cliente pode mudar drasticamente o desempenho do seu restaurante. 

Os consumidores estão em busca de marcas que tenham o mesmo valor, que lutem pelas mesmas causas e que tragam conteúdo de valor para suas vidas. 

Nunca foi tão fácil vender depois que o cliente se tornou um brand love da sua marca.

Faça anúncio

É possível chegar longe com o orgânico é sim, mas tudo vai depender do tempo que você quer colher esses resultados. 

Os anúncios permitem atingir um público específico com base em interesse, idade, gênero e até raio de distância entre a sua marca e ele. Além de permitir o teste A/B e dar andamento no criativo que mais tem chances de alcançar o público certo.

O anúncio está aqui pra dar aquele empurrãozinho nos teus resultados. Por isso, vale lembrar: Aparece mais, quem paga mais. 

Aposte no SEO 

A pergunta que não quer calar, você já tem um site para restaurante? Se a resposta for não, podemos garantir que as vendas das sua empresa estão sendo comprometidas.

Isso porque o site permite mostrar seus produtos 24h por dia durante 7 dias na semana, ou seja, todos os dias. 

Com o uso de SEO local, vai ajudar o Google a atrair o público que procura pela sua marca, mesmo não sabendo que ela existe. 

Uma maneira de fazer o marketing local é criando o Google Meu Negócio. Isto é, quando uma empresa é cadastrada nesta plataforma, é preciso preencher uma ficha. 

Essa ficha vai aparecer em destaque ao lado direito da tela assim que o Google entender o que o usuário está buscando. Desta forma: 

Google-Meu-Negócio-SEO

Ter uma ficha no Google Meu Negócio gera mais credibilidade e visibilidade da marca para o seu cliente. Coloque-a como número 1 da sua lista de prioridades.

Abuse de e-mail marketing

É bastante comum que a compra não aconteça na primeira visita ao seu site, mas é importante capturar os dados desse leads para possível conversão usando o e-mail marketing. 

O potencial do e-mail marketing é guiar a jornada de compra do cliente, além também de entender quais os melhores canais, formatos de conteúdos e momentos ideal para chamar atenção do cliente em potencial. 

Convide influenciadores 

Os pequenos empreendedores têm bastante preconceito com o trabalho de influenciadores, mas a internet está despojando desses conteúdos através deles. 

Mas para que o retorno seja positivo e satisfatório, até mesmo dando mais valor a sua marca, é necessário encontrar um perfil que se alinhe aos valores da marca. 

Dica: Procure perfis de influenciadores que tenham o mesmo público que o seu.

A estratégia digital para pequenos empreendedores pode parecer complexa, mas é um momento de trabalhar com calma. Provavelmente terá alguns erros ao longo do caminho, mas os erros são frutos de tentativas. 

Continue tentando, não deixe de plantar sementinhas, nem de regá-las para então colher bons resultados lá na frente. 

 

Boa sorte! 

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