Por Redação

18 de março de 2021

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Marketing de atração é solução?

Entenda como aplicar o marketing de atração no seu estabelecimento.

Marketing de atração é muito conhecido como inbound marketing, captação e retenção de clientes. 

Não há como negar, o comportamento do consumidor tem mudado muito nos últimos tempos, principalmente com a pandemia. O maior desafio é realmente acompanhá-los para que eles não se percam no funil de vendas da sua empresa. Por isso é essencial estudar o seu público constantemente para se colocar em prática.

Se você tem dúvidas sobre as estratégias de inbound marketing, vamos te ajudar. 

Aliás você notará que essa é uma forma inovadora e muito mais simples do que você imagina para alcançar os clientes certos para a sua marca. 

Conceito do marketing de atração 

O conceito do marketing de atração é basicamente atrair novos clientes. Mas de uma forma bem diferente da convencional. Estamos falando de uma estratégia onde os clientes vão ao encontro das empresas no momento dele e não no momento que a empresa quer vender.

Nada mais é do que atrair e converter o usuário através de conteúdo relevante. Aqui, aquele discurso de “compre Baton” (propaganda feita pela Chocolates Garoto na década de 90) não funciona, o marketing de insistência já não tem funcionado muito bem nos atuais, exceto em ocasiões promocionais.

No inbound, na medida que sua comunicação vai aparecendo para ele, o usuário por sua vez, vai amadurecendo a concepção que ele tem sobre seu produto e marca, até o momento que ele julgar que é interessante/necessário comprar com você.

Por isso, falamos sobre o funil de vendas. A forma no qual você faz sua comunicação muda em cada estágio do funil.

Elementos que compõe o marketing de atração 

Para que as estratégias tenham conexão, priorize as 4 etapas: 

  • Atração
  • Conversão
  • Fechamento
  • Encantamento

Atração

Como a palavra mesmo já diz, o objetivo é atrair o público certo para o seu site. Uma estratégia que poucos estabelecimentos do setor de alimentação fazem são os blogs com conteúdos relevantes, e eles são essenciais. 

Pois melhora a visibilidade da marca, e assim ajudar o consumidor a descobrir o problema, e de forma sutil conduzi-lo para a conversão. 

O momento da atração pode ser através de seus anúncios e posts em redes sociais, flyers que possuam um QR Code levando o consumidor para uma mídia especifica ou até mesmo textos de blog em seu site. São infinitas as possibilidades, você só precisa entender melhor como será as chamadas e estratégias para isso.

Conversão 

Aqui, o usuário já entendeu o que você faz ou vende. A partir desse momento, seus esforços devem ser para captar alguma informação do consumidor para que ele demostre de alguma forma interesse no que você faz.

Tendo essa informação, você conseguirá fazer um relacionamento a longo prazo com essa pessoa, afim de um dia ela comprar com você.

Como você pode conseguir um email do seu cliente potencial? Através de guias práticos, e-books e cadernos de receitas que despertem a curiosidade ou eduquem o consumidor, por exemplo. O seu conteúdo tem que mexer com a dor do seu cliente, se não ele não irá te dar nada em troca – ou seja, seu email.

Assim que o cliente baixa algum de seus materiais ricos, ele é transformado em um lead, ou seja, em um cliente em potencial. Aliás, contato pode ser o e-mail ou telefone. 

Fechamento 

Aqui nesta etapa do inbound marketing podemos destacar que o cliente já conhece o seu problema, e foi educado sobre ele. O próximo passo é a comparação de produtos para finalizar sua compra e solucionar a sua dor.

Por exemplo, avaliações, indicações e até premiações que seu restaurante tenha participado contam muito bem nesse momento. 

Encantamento 

A última etapa do inbound marketing fará com que o cliente promova a sua marca, ou seja, dê o suporte que mais ninguém no mercado encontra. 

Por exemplo, se você trabalha com venda de comidas congeladas é super válido o envio de e-mails com dicas de como e onde descongelar e como conservar depois de descongelado. 

O consumidor pode não se sentir pronto para adquirir o produto e pode voltar para a etapa anterior até que ele consiga seguir na jornada. Cada usuário tem sua jornada, e você tem que descobrir qual é a do seu cliente.

Vantagens do marketing de atração 

Passamos pelas etapas do marketing de atração e agora vamos colocar as vantagens do inbound marketing como sua nova estratégia: 

  • Melhora o relacionamento com o consumidor 
  • Reduz possíveis custos 
  • Publicidade contextualizada com as buscas anteriores 

5 estratégias aplicáveis no negócio gastronômico 

Está preparado para alcançar novos clientes de maneira inovadora? Saiba como. 

SEO

A estratégia de SEO para um site é de extrema importância, pois através dele é que o usuário conseguirá te encontrar em meio a tantos outros estabelecimentos. 

Para que a sua estratégia fique redondinha, aprenda a fazer pesquisas das palavras-chaves, além do ranqueamento do Google

BLOG

Para que o objetivo de atrair não se torne algo tão vago, a estratégia de blog com conteúdos relevantes torna a sua marca mais relevante e estreita o relacionamento com o usuário. 

Por isso, os textos devem ser com conteúdos importantes, atrativos, com leitura agradável e imagens para enriquecer o texto.

NEWSLETTER

A cada etapa em que o usuário cumprir na sua jornada, faça um relacionamento com ele através da newsletter. 

Assim, você conseguirá mostrar ao cliente de forma mais detalhada qual o próximo passo que ele deve seguir para que a sua dor seja curada. 

E-MAIL MARKETING 

Vale lembrar que assim que o usuário faz a conversão e compartilha o endereço de e-mail, ele precisa autorizar o envio de e-mails. Neste caso, se ele autorizar alinhe as estratégias. 

Vamos ao exemplo da marca que vende comida congelada, assim que o usuário faz a compra no seu site e ao passar de um tempo ele não efetuou uma nova compra, nesse momento é ideal que você envie um e-mail. 

Entenda o período de cada e-mail e porquê eles devem existir para não parecer SPAM, isso é para amadores. 

MATERIAIS RICOS

Quem é que não ia adorar um caderno de receitas do chef, ou um guia prático de como conservar os alimentos por mais tempo? 

Essa é uma dica importante, possibilitar o download de materiais que apresentam valor da marca é uma estratégia que faz com que o usuário se torne um lead. 

Marketing de atração é a solução? 

Sim, nós acreditamos que o marketing de atração é a receita para atrair os clientes que realmente estão interessados no seu produto, ou melhor, que estão interessados em tratar a sua dor. 

Boa sorte!

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