Por marketingchef

27 de janeiro de 2021

Compartilhe:

Marketing digital e vendas: Como alinhar?

Melhore o número de vendas da sua empresa alinhando as expectativas do marketing com o comercial. Leia para saber mais.

Acabou o tempo onde as estratégias de marketing digital não tinham conexão com o setor comercial do restaurante. Hoje, se você não tem metas compartilhadas dentro desses do marketing digital e vendas, o seu empreendimento corre o risco de quebrar. 

Quando falamos em alinhar marketing digital e vendas, estamos colocando os dois setores como prioridade na empresa. A fim de mostrar que um não anda sem o outro. 

Por exemplo, se você quer vender mais é preciso entender que o consumidor tem modificado o hábito de consumo deles. Nos dias de hoje, a compra começa pela internet. Então se o seu time de marketing não estiver alinhado com o de vendas, possivelmente o seu restaurante deixará de vender. 

Para que o processo de venda seja saudável e orgânico, é preciso que o marketing e o setor de vendas da sua empresa falem a mesma língua. Continue lendo para entender como alinhar o marketing digital e vendas.

O que mudar? 

Antes de pensar em como mudar o setor de vendas do seu restaurante, é preciso entender a mudança do comportamento de consumo nos tempos atuais. 

Embora pareça simples, precisamos lembrar que o poder de decisão está na palma das mãos dos consumidores. Por isso cada vez mais o estilo de venda insistente tem atrapalhado toda estratégia do restaurante. 

Para que a venda aconteça de maneira sustentável, o vendedor passa a se tornar um consultor para o cliente. Cabe a ele reconhecer qual produto atende mais as dores, desejos e vontades de seu cliente para que saia dali satisfeito. 

O marketing digital é responsável em promover ações e tornar público as informações dos produtos oferecidos ao consumidor. E para que a informação chegue até o cliente com mais possibilidade de conversão, é preciso entender onde estão os personas da sua marca.

Metas compartilhadas

Quando falamos em alinhar o marketing digital com as vendas, precisamos também alinhar as metas. E para que isso aconteça é preciso os dois setores do seu restaurante falem a mesma língua e deixe claro: 

  • Qual é persona ideal da marca
  • Como será a jornada de compra do cliente? 
  • Quais são os pontos de contato do restaurante? 
  • Quantos novos leads o Marketing deve enviar para Vendas? 
  • Como será a abordagem de vendas? 
  • Quando o lead deve retomar para o Marketing? 

Com esses pontos estabelecidos vai ser possível alinhar as expectativas de cada setor. 

Como estruturar o processo de vendas? 

Alinhar o marketing digital com as vendas não é uma das tarefas mais fáceis. Mas quando contamos com os meios digitais, é possível facilitar o processo de cada setor e assim alinhar todas as necessidades. 

A equipe de vendas precisa entender qual é o motivo que faz com o cliente passe ou pare nas etapas do funil, e assim conseguir melhorar a estrutura do processo de vendas. 

E com o aperfeiçoamento dessas etapas o consumo dos clientes começará a ser mais rápido. Então mantenha o que funciona e elimine o que está dificultando o processo do cliente. 

Aposte na tecnologia

Cada dia que passa o mundo digital tem aumentado muito. Com isso, a tecnologia pode ser uma aliada nesse processo de vendas. Por isso, o marketing digital se torna indispensável dentro das estratégias do restaurante. 

Para que o time de marketing digital traga novos leads, aposte em e-mail marketing, rede social, trabalho com influenciadores, criação de websites para compartilhar o cardápio do restaurante. 

Para o time de vendas é interessante trabalhar com um sistema de CRM, e assim garantir a produtividade da sua equipe. E através dele entender qual comunicação deve ser usada na etapa do funil. 

É importante que esses dois setores andem juntos nas estratégias de crescimento do seu restaurante. Aposte no seu time de marketing e vendas para trazer bons frutos ao seu empreendimento.

 

Precisa de ajuda? Fale com um #foodlover