Por Redação

15 de abril de 2021

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Uma ajuda para reter clientes

Entenda como conseguir a retenção de clientes no seu negócio.

Reter clientes às vezes pode ser uma tarefa bem difícil para algumas  empresas do setor de food service. Isso acontece porque o número de restaurantes disponíveis nos aplicativos de delivery é alto. E para que o cliente continue comprando com você, mesmo tendo outras alternativas, é preciso se destacar da maioria. 

O que já sabemos e ficou ainda mais forte é que os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação a experiência que terá com o restaurante. E isso acaba tornando o processo mais difícil quando a concorrência é grande. 

A retenção de clientes começará a acontecer quando alguns pontos estiverem sendo estabelecidos. Separamos neste post os primordiais. Confira. 

Atendimento 

Um bom atendimento significa oferecer o melhor serviço antes, durante e depois da compra. Isso impacta diretamente na fidelização do cliente. Mas o que é importante reforçar, é que não basta somente tratar bem. O bom atendimento é criado através de um relacionamento pautado e focado 100% nas necessidades que o seu restaurante pode oferecer ao cliente. 

Aliás, como falamos acima, o consumidor tem ficado cada vez mais exigente e é preciso que as marcas deem foco no cliente. Entendemos então que o atendimento satisfatório deixou de ser vantagem, e virou um fator decisivo para que a sua marca continue vendendo. Por isso, forme uma equipe com pessoas que saibam se relacionar com o público alvo do seu estabelecimento e com paciência para estar nessa função. 

Embalagem

A embalagem é uma das partes que tornam a experiência no delivery ainda mais memorável. Isso porque a possibilidade de fazer uma embalagem personalizada mostra ainda mais o cuidado com o pedido. Além de reforçar a identidade visual da sua marca. 

Por isso, entenda qual a melhor embalagem para transportar o seu produto. Pois ele deve chegar intacto, na temperatura ideal, sem alterar o sabor e sem vazamentos até o destino final. 

Hoje em dia existem diversos materiais para embalagens de delivery. Então, sempre busque mais de um fornecedor para achar a embalagem ideal para o momento do seu negócio.

Programas de fidelização

A grande maioria dos consumidores buscam marcas que tragam um diferencial para eles. O programa de fidelidade é uma das alternativas mais usada nos tempos de hoje. 

Se desenvolvida de forma correta, o cliente passará a consumir cada vez mais no seu restaurante. Pois se há possibilidade de ganhar cupons de descontos em pedidos recorrentes, a chance de sempre estar pedindo é grande. Portanto, fazendo com que a retenção de clientes aconteça de forma natural.

A rede de restaurantes Outback usa muito dessa estratégia através de pesquisas de satisfação, por exemplo. Para fazer com que seus clientes voltem ao estabelecimento, ao receber a conta, eles obtem um código para preencher a pesquisa de satisfação e em troca o cliente ganha uma porção da casa na sua próxima ida ao restaurante.

Ah! E você só ganha a porção, na compra de um prato principal da casa, o que acaba proporcionando um incentivo e aumento do ticket médio quando a pessoa voltar ao estabelecimento.

Taxa de entrega

Nos dias de hoje a taxa de entrega tem sido muito questionada, e é um fator que pode colocar a sua venda em risco. Isso porque muita das vezes a entrega pode chegar a metade do valor de algum dos seus produtos. Esse é um dos fatores mais analisados durante a compra online, pois o consumidor quer entender se vale a pena. 

Não deixe de fazer pesquisas de mercado, principalmente entre seus concorrentes para estar por dentro dos preços, e benefícios oferecidos.

Não podemos ignorar o poder da retenção de clientes para que o seu estabelecimento alcance patamares cada vez maiores. A experiência ao cliente é indispensável. Para que isso aconteça de forma positiva não deixe de estudar o seu público alvo e entender suas dores, sonhos e desejos. 

Se você já entendeu como fazer a estratégia de retenção de clientes, agora é hora de colocar a mão na massa. E lembre-se busque sempre inovação para cada etapa do seu restaurante, isso vai contar muito no momento de fidelização da sua marca.

Boa sorte! 

 

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