Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
25 de novembro de 2019

Você sabe o que é marketing humanizado? 

Todo mundo sabe o poder que o marketing digital têm de aproximar marcas e pessoas. No entanto, um detalhe importante desse relacionamento, é que não basta anunciar o seu produto. É preciso criar conteúdos envolventes e, principalmente, humanizar as redes sociais para criar vínculo com o seu público e agregar valor a sua marca.

No último RD Summit, em Florianópolis — o maior evento de marketing digital da América Latina — a especialista em marketing, Liliane Ferrari, falou sobre marketing humanizado. Segundo ela, a geração atual está mais consciente e atenta aos detalhes, ao que está por trás do que consomem. Nesse sentido, acredita que “as empresas mais humanas vencerão”

Muitos de nossos clientes nos perguntam o que fazer para vender mais nas mídias sociais e a nossa resposta é: o objetivo é agregar valor à marca e criar mais proximidade com o seu público. Dessa forma, as redes sociais se tornam canais secundários para suporte de vendas. Ficou interessado? Continue lendo o texto.

Marketing humanizado: o que é

Em sua palestra no RD Summit, Liliane Ferrari disse que um marketing humanizado consiste em 3 pilares: emoção, empatia e ética. A ideia é usar as estratégias com as quais você gostaria de ser atingido.

“Naquele momento em que a gente não vê pessoas, vê só números, é importante lembrar que são pessoas que estão comprando as nossas coisas”.

As marcas que apostam no marketing humanizado, devem escolher uma abordagem de “menos escassez e promessas”, segundo Liliane. Isso significa, deixar o cliente a vontade para comprar os produtos e serviços no tempo dele, lembrando que são pessoas do outro lado.

A especialista finaliza sugerindo que a ideia é permitir a customização de produtos, quando possível, mas principalmente a interação. Conclui enfatizando que, interagir com o público pode ser uma ação simples, desde que provoque uma emoção. 

“As pessoas esquecem tudo, mas não esquecem quando você provoca uma emoção para elas“, diz.

Dicas para humanizar suas redes sociais

Interaja com o seu público

Já deu para perceber que a interação é essencial para um marketing humanizado. Portanto, aproxime-se do seu público-alvo, interaja com ele nas redes sociais: faça perguntas, crie formas alternativas de se comunicar e gerar experiências.

Apresente soluções

Um marketing humanizado não se faz com anúncios, mas sim com soluções para os problemas das pessoas. Se você entende as dores do seu público, vai ser capaz de criar conteúdos relevantes para ele. Dessa forma, as pessoas terão um olhar mais amigável para sua marca.

Personalize as suas postagens

Mostre a sua cara! A ideia é dar ao seu público uma imagem clara da pessoa com quem ele conversa, deixando a interação mais pessoal, mais humana. Por exemplo se você é um chef, mostre para as pessoas os bastidores da cozinha, criações de receitas e pratos, como é feita a seleção de fornecedores, etc. 

Crie uma voz única

Cada pessoa tem uma maneira de falar, o que a torna única. Da mesma forma, as marcas precisam criar sua própria identidade nas redes sociais. Isso ajuda o seu público a reconhecer e admirar a sua marca.

Um marketing humanizado, se resume em interação — a ideia é  se conectar com o seu público e criar relacionamentos duradouros com os seus clientes nas redes sociais. Agregar valor a sua marca passa por humanizar a sua marca. Precisa de ajuda? Conte conosco!