25 out, 2018

Marketing para restaurantes: 3 estratégias fundamentais

por mktchef em Conteúdo

Hoje a gastronomia envolve muito mais do que tínhamos conhecimento sobre. O marketing para restaurantes é uma prova disso.

A aplicabilidade dessas estratégias ao setor food service provam que a gastronomia atual não diz respeito somente à culinária, mas também está envolvida em diversas áreas. Gastronomia envolve economia, psicologia comportamental e o próprio estilo de vida das pessoas.

Além disso, podemos observar que cada vez mais o marketing digital se faz presente no escopo de trabalho dos grandes e pequenos restaurantes. A cada dia, notamos o surgimento de páginas e contas no Facebook de bares e restaurantes que funcionam como uma extensão virtual de seus serviços e produtos.

Essa crescente associação entre as empresas gastronômicas e mídias digitais favorecem tanto o empresário (possibilitando alavancagem do seu negócio) quanto o cliente (garantindo um melhor aproveitamento das informações e serviços oferecidos pelo restaurante).

Quando se alia a qualidade dos serviços do seu estabelecimento a um bom profissional de marketing, os resultados podem surpreender. O marketing para restaurantes existe para melhorar o relacionamento entre o empresário e seu mercado-alvo de forma prática a assertiva.

Ele trabalha por meio de uma pesquisa bem articulada, que identifica as necessidades dos clientes, aperfeiçoando a comunicação entre o empreendedor gastronômico e seus consumidores. E, já que falamos em comunicação, não podemos ignorar a era digital e conectada em que estamos vivendo. Foi pensando nisso que o marketing aprimorou suas técnicas e métodos e hoje é até criou-se uma categoria específica: a do marketing para restaurantes ou marketing gastronômico.

Para te ajudar, desenvolvemos 3 importantes dicas de como você pode impulsionar seu negócio utilizando o marketing digital gastronômico a seu favor.

1 – Criatividade e inovação

Utilizar os dispositivos de maneira criativa e inteligente pode agregar muito valor ao seu serviço. Implementar pedidos por aplicativos, sistemas de pedidos via Twitter, Facebook ou Instagram, por exemplo agregam muito valor ao seu serviço;

Use estratégias diferenciadas e inovadores que causem impacto e tenham grande aceitação por parte dos clientes. O seu restaurante pode ter serviços de pedidos por tablets, smartphones… Você pode incluir na experiência do seu cliente facilidade e praticidade, além de conferir sofisticação ao seu negócio e redução de gastos (nem que seja o do papel e da caneta do garçom).

2 – No marketing para restaurantes é fundamental conhecer o seu público digital

Como é seu cliente? Jovem, ousado, maduro, elegante, descontraído? Como ele se comunica? Usualmente, qual é o horário em que ele mais frequenta as redes sociais? O que seu cliente precisa saber sobre o seu serviço? É importante responder essas perguntas. E como você responde? Pesquisando.

Entenda o comportamento do seu público alvo e metade dos seus problemas pode estar resolvida. Saber se comunicar corretamente com o seu consumidor é o melhor caminho a ser seguido para um bom relacionamento. Um profissional que pode lhe auxiliar nesse campo é um analista de redes sociais.

3 – Globalize-se, seja atual e dinâmico

O guia digital, que substitui o cardápio convencional, traz o menu do restaurante em formato para tablets e smartphones, tornando a experiência do cliente muito mais prática. Além dessa facilidade, o cliente ainda pode optar entre ler o cardápio em português ou em inglês. Ou seja, mais um excelente exemplo em que o empreendedor soube incluir a parcela do público estrangeira no seu negócio.