Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
22 de August de 2019

O tempo em que bastava uma fachada chamativa, um interior bem arrumado ou algumas propagandas em TV ou rádio para chamar a atenção dos seus clientes passou. Agora você precisa ter seu restaurante na internet!

Hoje em dia, com os avanços constantes da tecnologia e da rápida comunicação pela internet, as marcas precisam investir na presença digital.

Isso significa combinar estratégias já conhecidas pela maioria das pessoas a outras técnicas mais recentes. O desenvolvimento de persona é um deles. Dessa forma, fica mais fácil atrair e fidelizar mais clientes, mesmo em um mercado tão saturado como o atual.

O primeiro passo para colocar seu restaurante na internet: Benchmark

O primeiro passo é fazer um bom benchmark. Ou seja, realizar uma análise comparativa dos seus concorrentes. Estudando os serviços, produtos e a comunicação deles como um todo. Observe todos os lados, desde rótulos a atendimento! Em outras palavras, pense no que você gosta ou desaprova de produtos ou de serviços da concorrência.

Em seguida, é hora de refinar a sua pesquisa, separando o que pode ser aproveitado. Assim, você vai melhorado e reinventado o seu negócio, inserindo a sua identidade. E, é claro, a comunicação que você considera ideal para o seu público-alvo.

Nunca copie as ideias! Esse é um exercício de inspiração e é a combinação de diferentes ideias que vai te ajudar a criar algo novo para a sua marca na internet.

Personalidade

Você criou a sua marca baseada em características que você gosta e acredita, portanto, ela tem uma personalidade pronta. Basta ser desenvolvida! Parece difícil? Uma dica: tente imaginar que a sua marca é uma pessoa de verdade! Com hábitos, emprego, estilo, etc.

Essas características lhe ajudarão na definição da personalidade da sua marca. E também no desenvolvimento da imagem da marca do seu restaurante.

O nome desse processo é criação de persona. Esse será um guia para a sua comunicação como um todo, incluindo o tipo de linguagem, cores e tudo mais que a sua marca fizer na internet.

Visual

O design da sua marca pode ser minimalista, moderno, elegante… O ponto central é escolher um estilo que corresponda à personalidade que você tem em mente para sua marca, seguindo todos os passos do item anterior.

Esse deverá ser o modelo de todas as suas imagens na internet, seja no seu site ou nas redes sociais. Dessa forma, você vai criar uma comunicação clara e coesa e todos os seus ambientes e seus clientes vão te reconhecer facilmente.

Converse

Agora chegou o momento de atrair e se relacionar com o cliente em potencial do seu restaurante. Esta interação no dia-a-dia inclui algumas ações como criar perfis, gerenciar e realizar posts nas redes sociais que mais conversam com o seu público alvo, enviar newsletters e e-mail marketing, para sua rede de clientes, responder dúvidas e monitorar constantemente a reputação do seu restaurante na internet.

Esse processo todo é conhecido como branding, e você pode entender esse conceito melhor no nosso e-book sobe “Como criar uma marca poderosa para o seu restaurante”, onde  falamos sobre as principais práticas para levar o seu restaurante ao sucesso, como identidade visual e a definição de um conceito.