Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
16 de February de 2019

Essa é uma pergunta que muitos empreendedores fazem na hora de fazer investimentos em ações de marketing. E que por muitas vezes não conseguem, ou não sabem se o valor investido deu retorno no final.

No marketing usamos dois termos para calcular o custo que tivemos em estratégias de marketing versus o retorno que obtivemos.

O ROI, que significa, Retorno sobre o Investimento, é para saber se tudo o que você está investindo está te dando lucro ou não na casa. Incluindo, mão de obra, matéria-prima, publicidade, enfim tudo que faz parte para a entrega da solução.

O ROI as vezes fica bem mais difícil de se calcular, pois não são todas os estabelecimentos que tem o calculo de gastos de cada as área do restaurante.

Esse cálculo é relativamente simples, veja abaixo a seguinte situação:

Imagine, por exemplo, que você tem um e-commerce de comidas saudáveis e investiu R$ 1.000 numa campanha de links patrocinados para promover o lançamento de um novo kit de refeições saudáveis. A produção de cada kit custou, em média, R$ 100,00 e o valor médio de venda é R$ 350,00. Através da dessa campanha de link patrocinados, sua loja vendeu 15 kits de refeições saudáveis. Logo, o ROI dessa campanha seria calculado da seguinte forma:

Custos: 15 kits vendidos x R$ 100,00 = R$ 1.500,00 + R$ 1.000,00 em links patrocinados = R$ 2.500,00

Receita: 15 kits vendidos x R$ 350,00 = R$ 5.250,00 Aplicando na fórmula ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento, temos: ROI = (R$5.250,00 – R$ 2.500,00) / R$ 2.500,00 = 1,1 ROI = 1,1 x 100 ROI = 110%

Diante desse cenário, observamos um lucro nessa campanha, pois para cada R$1,00 investido, a campanha trouxe R$ 1,10 de retorno.

Quanto ao ROAS, Retorno sobre Investimento Publicitário, mede um retorno especificamente do que é investido em publicidade. E é desse que muitas empresas devem se atentar, para melhorar cada vez mais suas estratégias de marketing no restaurante.

O seu cálculo é simples e direto: receita / investimento x 100 (para entendermos a porcentagem).

O ROAS é a métrica mais importante para o marketing, visto que os custos internos administrativos do restaurante, não são contemplados nessa análise.

Em outras palavras, através do ROAS, o departamento de marketing consegue obter uma visão dos lucros e investimentos do estabelecimento se tratando das campanhas publicitárias. Se o restaurante investiu R$1.000,00 em publicidade e faturou R$2.500,00, logo, seu lucro foi de R$1.500,00.

Mas lembre-se, isso tudo deve ser muito bem mensurado! Caso contrário você não terá valores verídicos para tirar conclusões sobre suas ações.

Entendendo os Lucros

ROAS = 100%
Significa que a campanha está empatando. O que eu invisto (custo), eu ganho (receita).
Exemplo: Para cada R$1,00 investido, ganho R$1,00.

ROAS > 100%
Significa que estou ganhando (receita) mais do que investindo (custo).
Exemplo: Em um ROI de 700%, para cada R$1,00 investido, ganho R$7,00.

ROAS < que 100%
Significa que estou ganhando (receita) menos do que investindo (custo).
Exemplo: Em um ROI de 95%, para cada R$1,00 investido, ganho R$0,95.

O ROAS nunca vai alcançar um número negativo. O mínimo é zero, o que significa que não houve retorno (receita) com a campanha.

Geralmente esse retorno é possível mensurar para ações de marketing online. Quanto às ações offline, temos bem mais dificuldade coletar resultados, pois não se sabe se aquele consumidor que está comprando com você veio diretamente daquela mídia que você pagou.

Por isso as ações de marketing digitais costumam ser mais efetivas e tangíveis para as empresas.