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Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
7 de abril de 2020

O neuromarketing na gastronomia revela o que influencia a percepção do sabor e o comportamento do seu cliente.

Estudos do Instituto Brasileiro de Neuromarketing — Instituto de Pesquisa com base em Neurociência, revelam as influências que afetam o comportamento do consumidor. Esse conhecimento beneficia estabelecimentos ligados a gastronomia, pois ajuda na antecipação de suas estratégias.

Entender como o seu cliente pode reagir ao seu produto e à maneira como ele é oferecido, é saber as preferências do seu público. Isso é fundamental para elaborar as melhores estratégias de marketing gastronômico.

Oferecendo experiências gastronômicas inesquecíveis para as pessoas, o vínculo entre elas e a sua marca é fortalecido. Clientes satisfeitos voltam, clientes satisfeitos indicam o seu restaurante.

Conheça como o neuromarketing na gastronomia pode ajudar você a conhecer melhor o seu público e a acertar nas estratégias de marketing.

Conheça o Neuromarketing na gastronomia

O Neuromarketing na gastronomia ajuda você a entender múltiplos fatores que influenciam na percepção do sabor. Ele revela que, além do aroma, os utensílios, as cores e o ambiente, afetam a experiência gastronômica. Saiba mais.

Utensílios

Usar os utensílios certos para servir seus pratos, ajuda a acentuar os sabores. 

Os talheres de metal têm preferência — estudos mostram que os alimentos melhor avaliados eram acompanhados por eles. Assim como a forma e cor do prato, podem afetar a percepção da qualidade da comida e o tamanho da refeição.

Outra descoberta é que as colheres de cobre ou zinco realçam o sal da comida, o que ajuda as pessoas a reduzirem o sal e ainda acentuam os sabores do prato.

Cores

As cores  são estudadas, há muito tempo, por psicólogos e profissionais de marketing. Acontece que elas influenciam não só o comportamento do cliente em relação à marca, mas podem alterar a percepção do sabor.

Estudos do Instituto Brasileiro de Neuromarketing concluíram que o café servido em uma xícara vermelha parece mais quente e, em uma azul, mais frio.

Ambiente

Podemos perceber facilmente a influência do ambiente nas refeições por nossas próprias experiências. No entanto, ela foi comprovada cientificamente. O ritmo e estilos musicais podem afetar a percepção do prato. 

Jantar ao som de uma música clássica, por exemplo, contribui com uma experiência agradável. Já tomar uma cerveja com os amigos em um bar ouvindo um rock pesado, pode fazer as pessoas beberem mais.

Esses são fatores relevantes que afetam a percepção do sabor e que ajudam você a envolver seus clientes, oferecendo experiências únicas. O Neuromarketing na gastronomia é uma ferramenta que ajuda a fortalecer o vínculo entre a sua marca e o seu público. Use esse conhecimento em suas estratégias. 

Se quiser ajuda com o seu marketing gastronômico, conte com a gente!

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