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Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
12 de março de 2020

Conheça os 4 Ps do marketing e coloque em prática o seu plano de marketing gastronômico. 

Os 4 Ps do marketing, também conhecidos como marketing mix, são os elementos básicos de toda estratégia de marketing. Produto, Preço, Praça e Promoção.

Para definir as melhores estratégias de marketing gastronômico, é preciso conhecer a fundo os 4 Ps da sua empresa, seja ela um restaurante, food services ou qualquer negócio do setor de alimentos e bebidas (A&B).

Os 4 Ps ajudam a dar consistência às técnicas e aos métodos traçados no seu plano de marketing, para que você alcance seus objetivos e metas. Cada um dos 4 Ps — Produto, Preço, Praça e Promoção — são fundamentais e devem ser muito bem definidos para atingir o seu público-alvo.

Neste artigo, vamos falar sobre cada um dos 4 Ps e da sua importância no marketing gastronômico. Confira!

Sobre eles os 4Ps do marketing gastronômico

O produto ou serviço que você oferece aos seus clientes não é suficiente para garantir o sucesso do seu negócio. É preciso considerar a praça, o preço e as formas de promoção dos mesmos. 

Produto

O seu produto é a sua oferta — o que você oferece ao seu cliente — seja no seu restaurante, food services ou em empresas do setor de alimentos e bebidas. É o núcleo do seu negócio.

É preciso entender que o produto é o que leva experiência para as pessoas. Dessa forma, é fundamental definir todas as suas características — ingredientes, funcionalidades, designs de embalagens, nível de qualidade, como ele será apresentado, etc.

Preço

O preço, como muitos podem pensar, não é um mero detalhe. Ele define o posicionamento da sua marca e influencia a percepção dos seus clientes sobre o seu negócio. Definir o seu preço, significa pensar quanto você vai cobrar pelo seu produto/serviço e como vai fazer isso.

O Preço, nos 4 Ps, é o elemento que gera receita e é determinante na rentabilidade da sua empresa e na sua participação no mercado. Uma boa estratégia para a sua definição deve considerar suas projeções de lucratividade, a sua concorrência e o seu público alvo.

Além de definir o preço, é preciso pensar nas políticas de descontos, parcelamentos e qualquer outra que afete a percepção e na decisão de comprados seus clientes. O preço deve ser atrativo, sem pesar na sua lucratividade.

Praça

A praça se refere aos locais onde você irá distribuir o seu produto, ou seja, a localização do seu restaurante ou, em caso de food services, a área de abrangência que irá atender. Ou seja, a praça, nos 4 Ps, define onde o seu consumidor terá acesso ao seu produto/serviço.

A escolha da sua praça influencia a decisão de compra dos clientes. Se o acesso for difícil ou a entrega demorada, os clientes podem desistir de comprar com você e ir ao seu concorrente. Dessa forma, é muito importante considerar o seu público alvo ao definir a sua praça.

Promoção

A Promoção, nos 4 Ps, se refere às ações de comunicação e às ferramentas que irá utilizar para comunicar os seus diferenciais ao seu público. São elas as responsáveis pela concretização do seu plano de marketing.

A promoção é a conexão entre o seu negócio e os seus consumidores que visa despertar o interesse destes pelo seu produto. Publicidade, propaganda, relações públicas, assessoria de imprensa, marketing gastronômico (direto e digital), merchandising, são as principais estratégias de divulgação.