Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
13 de October de 2019

O que podemos aprender sobre sites para restaurantes com os 5 melhores restaurantes do mundo?

No dia 25 de julho de 2019 foi divulgado o ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo, considerado o “Oscar” da gastronomia por sua relevância mundial.

Neste ano, infelizmente, nenhum restaurante brasileiro ficou entre os primeiros. Conheça os 5 melhores de acordo com o ranking da revista britânica Restaurant:

  1. Mirazur (França)
  2. Noma (Dinamarca)
  3. Asador Etxebarri (Espanha)
  4. Gaggan (Tailândia)
  5. Geranium (Dinamarca)

Quanto à competência destes “campeões” não restam dúvidas. No entanto, o que nos interessa aqui é saber o que podemos aprender sobre marketing digital para restaurante analisando o site dos 5 estabelecimentos que lideram o ranking.

O nosso objetivo aqui é aprender um pouco sobre como ter um site para o seus restaurante analisando as melhores casas. Que tipo de conteúdo disponibilizam? Como se comunicam com o seu público? Como a identidade da marca se faz presente? Essas e outras perguntas guiaram a nossa pesquisa e reunimos os pontos principais para você! Confira.

Design

Em primeiro lugar, fica muito evidente como o design dos sites (de todos eles) têm “a cara” de cada restaurante. Mesmo sem conhecer os estabelecimentos fisicamente, as fotos, as cores, o layout retratam a identidade de cada um deles.

Cardápio e Menu

Outro ponto interessante, foi que em nenhum deles encontramos o cardápio disponível. A maioria varia o menu de acordo com as estações do ano, talvez por isso optaram por falar sobre as especialidades da casa de forma abrangente, onde o foco é a essência e não o conteúdo.

Usabilidade

Em todos os sites as informações são facilmente encontradas, como: quem é o chef, como fazer reservas, localização e horário de funcionamento. Ou seja, você pode navegar de forma intuitiva e encontrar o que procura sem complicação.

Tipo de conteúdo dos sites para restaurantes

Depois desse apanhado geral vamos agora pontuar os tópicos mais significativos nos sites dos 5 melhores restaurantes do mundo.

Mirazur

O que mais nos chamou atenção no site do Mirazur é que, logo ao entrar, aparece uma foto de toda equipe com uma chamada para reserva. O melhor do mundo dispensa apresentações, não é mesmo? No entanto, ao navegar pelo site é possível encontrar informações de contato, localização e menu.

Noma

O site do Noma transmite requinte e elegância em seu design minimalista e clean. Além disso, as informações sobre os diferentes menus — de acordo com as estações — estão claras e conseguem despertar a curiosidade do leitor.

Etxebarri

O site do Etxebarri é um dos mais completos, com página “quem somos”, fotos, menu com preço (ainda que sem cardápio), reservas com calendário, contato, datas de funcionamento e localização.

Gaggan

O site do Gaggan é bem simples, mas sem prejudicar a usabilidade. Apresenta horário de funcionamento, e-mail para reserva e localização.

Geranium

Assim como o Noma, o design do site do Geranium transmite requinte e elegância. Também é bem completo de informações, com textos explicativos em cada seção e fotos. A reserva pode ser feita pelo site mesmo, muita praticidade, não acha?

Nos sites dos melhores restaurantes do mundo, vemos que as informações precisam estar claras, ter um design que traduza a sua identidade, textos e fotos que contem um pouco de sua história (o que inclui equipe/pessoas), menu e contato para reserva.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender a importância do marketing digital para restaurante.