Marketing de conteúdo

Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
27 de maio de 2019

Todo restaurante de sucesso deve ter um plano de negócios para trilhar os melhores caminhos de crescimento e atingir os resultados esperados. Ter um planejamento estratégico de marketing também é essencial para ajudar a organização e ter mais clientes no seu estabelecimento.

O primeiro passo é saber o que é um plano de marketing. Então vamos lá! Esse é o processo do time de marketing para definir sua estratégia, de acordo com as diretrizes da empresa, auxiliando na tomada de decisões sobre alocação de recursos para executar o que foi planejado.

Pensando nisso, criamos um passo a passo para você montar o Plano de Marketing do seu restaurante. Confira:

1. Defina o público do seu restaurante

Para um planejamento estratégico de marketing ser efetivo, o seu restaurante precisa ter um público alvo definido. Com essa informação será muito mais fácil pensar quais serão as estratégias a serem aplicadas que irão trazer maior retorno para seu negócio.

De modo geral, chamamos de personas o perfil ideal de cliente que compra o seu produto ou serviço. Muitas empresas criam um personagem fictício para tanto o marketing quanto os outros departamentos saberem quem realmente é seu cliente.

Parece ser uma tarefa fácil, mas a verdade é que muitas empresas acham que conhecem o seu cliente mas nem sequer conversaram com alguns para entender a real dor que eles sentem quando compram o seu produto.

Clique aqui para saber o passo a passo para criar as personas do seu negócio!

2. Escolha os canais de comunicação

Após realizar a pesquisa e montar a persona ideal, você saberá quais são os canais que eles mais buscam informação quando enfrentam um problema ou buscam a solução que você oferece.

No planejamento estratégico de marketing escolher os canais baseados nessa pesquisa é fundamental para não dar “tiro no escuro”. Testar canais que não foram mencionados paralelamente é interessante para inovar e ficar à frente da sua concorrência.

No marketing digital, você pode usar esses seguintes canais:

  • Blog
  • Redes Sociais
  • E-mail Marketing
  • Mídia Paga
  • Vídeos
  • Podcasts
  • Webinars

Nas mídias tradicionais (não menos efetiva, mas mais difícil de mensurar e segmentar), você pode optar também esses canais:

  • Televisão
  • Rádio
  • Jornais
  • Revistas
  • Eventos
  • Patrocínio
  • Mídia indoor e outdoor

3. Conheça o Mercado

Outro fator importante em um planejamento estratégico de marketing é compilar uma pesquisa de mercado sobre a solução que sua empresa oferece.

Conhecer como o seu concorrente está atuando no mercado e seus diferenciais é uma informação que um planejamento estratégico de gestão bem feito pode te dar. Aplicando no marketing, você pode pesquisar quais canais o seu concorrente está usando, qual o diferencial nas campanhas de marketing, estratégia de conteúdo etc.

Para um profissional de marketing pode ser difícil reconhecer que seus concorrentes estão realizando ações de marketing que os deixam a frente da sua empresa. Deixar isso de lado e estudar a fundo o que eles estão fazendo de melhor, no final trará bons resultados para seu negócio.

A nossa dica é fazer uma tabela em uma planilha com todos os diferenciais que as outras empresas estão aplicando que podem dar certo para a sua empresa e anexar no planejamento estratégico de marketing

4. Objetivos do Plano de Marketing

Agora que sua empresa sabe qual é o seu público, os principais canais de marketing e também as referências no mercado, deve-se traçar quais serão as metas e objetivos a serem alcançadas.

Em geral, um planejamento estratégico de marketing não tem um período de duração dito como certo para aplicar na sua empresa. Existem planos trimestrais, semestrais, anuais e até mensais. O fundamental é estabelecer qual será o período no seu negócio para mensurar os resultados.

Pense no objetivo: o que sua empresa deseja alcançar nesse período definido? São mais oportunidades de vendas? Aumentar o tráfego do seu site? Melhorar a conversão dos visitantes? Gerar mais leads?

Definido, você deve pensar quais são as metas que vão te levar a alcançar esse objetivo. As metas devem ser métricas mais palpáveis como: Aumento de 10% ao mês de tráfego orgânico, entrega de 20 oportunidades para o time de vendas por mês, geração de 80 leads por mês, etc.

Lembre-se de estar alinhado com os objetivos da sua empresa e também do time de vendas para o negócio todo crescer e atingir os melhores resultados.

5. Mensuração de Dados

Tão importante quanto criar um planejamento estratégico de marketing é acompanhar se o que foi planejado realmente está sendo executado e alcançando as metas estipuladas.

Muitas empresas erram já que somente olham o resultado quando acaba o período do planejamento. Estar sempre atento as métricas é importante, pois se algo está dando muito errado, você pode corrigir antes que estrague a meta final.

Essa correção tem que ser feita de acordo com o que foi planejado, pois outro erro comum é as pessoas quererem mudar todo o planejamento estratégico porque não está indo como previsto. Isso atrapalha tanto no foco quanto no feedback após acabar a execução do planejamento como um todo.

Para ajudar, listamos algumas das principais métricas que devem ser usadas para mensurar resultados:

  • Visitantes ou tráfego do site
  • Taxa de conversão
  • Nº de Leads gerados
  • Custo por Lead
  • ROI (retorno sobre investimento)
  • Número de Visitantes (pode medir por canal)

Já sabe tudo sobre o que é Planejamento Estratégico de Marketing? Agora é só criar o seu!