Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
18 de July de 2019

Os programas de fidelidade surgiram para incentivar o retorno dos clientes, visando satisfazê-los e premiá-los à medida que consomem no mesmo estabelecimento. Assim, esse tipo de programa incentiva a volta do consumidor ao seu restaurante.

Hoje em dia, é possível encontrar diferentes modelos promocionais que podem ser utilizados. Escolher o programa de fidelidade ideal para a sua empresa pode ser o que faltava para fidelizar a clientela.

Há empresas que aumentam o seu número de vendas em até 25% em poucos meses, apenas por aderirem a algum desses programas. Para se chegar a um resultado como este, é necessário entender a importância do programa de fidelidade e escolher qual o melhor modelo para ser implementado no seu negócio.

O grande problema na escolha de um programa de fidelidade é a variedade que há no mercado. Pensando nisso, trouxemos os 3 principais tipos de programas que o restaurante pode utilizar.

Confira!

Cartões de fidelidade

É um dos métodos mais famosos e simples de usar. Os cartões são a forma mais básica desse tipo de promoção, mas ainda assim tem retorno.

Nesse modelo, na primeira compra do cliente, ele ganha um cartão com alguns espaços que serão preenchidos com carimbos a cada compra. Quando ele completar 5, 10 ou 15 compras no seu restaurante, poderá ganhar um prêmio escolhido por você.

Existem hoje diversas formas mais modernas de fazer essa fidelização dar certo, vamos te mostrar mais algumas delas.

Programas de Cashback

Provavelmente, o modelo de programa de fidelidade mais recente no Brasil é o Cashback. A proposta desses programas é acabar com o sistema de pontuação e, em vez de oferecer prêmios à medida que o cliente compra, é permitido ao usuário receber de volta parte do dinheiro gasto na compra.

Esse modelo funciona da seguinte forma: o cliente compra no seu restaurante e utiliza o programa de fidelidade por Cashback. O restaurante, ao registrar o programa de fidelidade, repassa uma porcentagem do valor para a empresa de Cashback.

A empresa de Cashback, por sua vez, encaminha parte dessa quantia ao usuário e, com isso, a pessoa que fez a compra recebe uma parte do dinheiro utilizado de volta.

Esse tipo de programa de fidelidade é super simples, por não ter prêmios definidos. Ele não permite personalizar o prêmio, e não tem vários benefícios para serem trocados, mas oferece algo que o consumidor dificilmente recusaria: o dinheiro de volta.

Programas Personalizados

Como a nomenclatura sugere, os programas individuais são criados por uma empresa, sendo que os pontos podem ser trocados por produtos e serviços oferecidos pelo próprio restaurante.

Nessa categoria de programas de fidelidade estão os programas de milhas, por exemplo. Esse modelo pode ser aplicado ao seu restaurante. Por exemplo, você junta pontos e pode trocar por um upgrade no seu prato, um desconto ou uma bebida sem custo.

Nesse modelo, a recompensa do cliente é escolhida pela empresa que cria o programa, podendo ter essa flexibilidade de produtos.

A empresa tem a liberdade de pensar no próprio programa de fidelidade nesse modelo. Para criar um programa do tipo, é necessário seguir alguns passos, mas essa é uma alternativa que pode ser bem atraente.

Essa pode ser uma opção interessante para quem quer personalizar a experiência do cliente. Para a área gourmet, em produção artesanal ou em algo que busque individualidade para o cliente, talvez essa escolha seja a mais vantajosa.

Qual programa de fidelidade utilizar

A escolha pelo programa de fidelidade mais adequado para você envolve vários fatores. O ideal é que o programa seja o mais vantajoso possível ao seu público, para que, na hora da dúvida, ele possa ser um diferencial para garantir o retorno do cliente e sua fidelização — afinal, esse é o objetivo dessas promoções.