Por Redação

22 de julho de 2021

Compartilhe:

Redes sociais para restaurante: Como ser ativo?

Entenda como ser ativo na rede social do seu restaurante com conteúdo de valor.

O segredo de ser ativo nas redes sociais para restaurante nunca foi tão desejado como nos tempos de hoje. 

O mercado digital tem exigido um engajamento maior a cada dia que passa, mas muitos empreendedores acabam se perdendo no meio de tanta informação. Para um bom conteúdo gerar valor à sua marca é preciso entender o tempo de maturação da mesma.

Muitos mitos são colocados na internet e deixam muitos donos de negócios frustrados a ponto de desistirem, já que eles não alcançaram o objetivo prometido da internet. 

Nesse texto vamos desmistificar muitos mitos que são colocados na rede sem entender em que fase a sua marca está no mercado digital. Confira. 

Postar todos os dias 

É muito comum que as pessoas pensem que a quantidade de posts vai refletir na quantidade de venda do seu negócio. Mas elas estão enganadas. De fato o conteúdo nas redes sociais está ali para fortalecer a sua marca no ambiente digital. 

Isso quer dizer que dentro da estratégia de marketing digital para restaurante é preciso classificar a importância do seu conteúdo. Quando optamos em falar dos serviços ou produtos oferecidos em nosso estabelecimento, precisamos entender qual o valor que isso vai gerar para o usuário. 

Ou seja, não adianta ter a expectativa de que fazendo posts diariamente, irá resultar em aumento de vendas. Se pensar desta forma você se frustrará, assim como tantos empreendedores do setor gastronômico. 

Antes de mais nada, a dica é: A diferença que vai trazer no seu trabalho de conteúdo é a forma como você aborda os assuntos sobre a sua empresa. O segredo não está na quantidade de conteúdo, mas sim no engajamento gerado com mais pessoas.

Use e abuse das novas funcionalidades

Você já deve ter ouvido falar que os conteúdos postados em formato de reels, IGTV e vídeos alcançam um número maior de pessoas, tanto no orgânico como também na mídia paga. 

Isso é verdade sim, e sabe porque? A rede social lança novas funcionalidades com o intuito de gerar interação com seus usuários, e para que isso aconteça, eles geram uma entrega maior para os conteúdos que estão nos novos formatos. 

Por isso, a sua estratégia de marketing digital para restaurante precisa estar atenta a todas as novas tendências das mídias sociais. Acredite, está cada vez mais nítido o quanto os empreendedores precisam estar mais ativos na rede social de seus restaurantes. 

Por certo isso gera conexão, simpatia e desejo de viver a experiência que deu start no digital. Outra dica, pegou aí?

Destaques

Se você é usuário das redes sociais com certeza já entrou em algum perfil e foi direto nos destaques para se informar sobre horários, dúvidas, programações da casa e até mesmo recomendações. 

Entretanto, você também já deve ter acessado os destaques com informações desatualizadas. É provável que isso acabe gerando pontos negativos com o cliente em relação a sua marca. 

Não deixe com que ele gaste calorias buscando as informações básicas do seu negócio, essa é uma brecha que pode fazer perder o cliente para o concorrente. Dê prioridade, sempre, aos primeiros cliques do seu cliente. 

O início do ciclo de vida do cliente é muito amplo para você perdê-lo logo no começo deste processo. 

Stories

Antes de mais nada, se você ainda não faz o uso frequente dos stories, preciso te dizer… Você pode estar comprometendo o relacionamento dos clientes com a sua marca.

Quando evitamos esse tipo de relacionamento, não evitamos somente o engajamento na rede social, mas também deixamos de criar o love brand. 

O love brand só será alcançado quando muitos empreendedores de gastronomia entenderem que a venda é consequência do RELACIONAMENTO. (Ai que coisa linda).

Isto é, não adianta querer gerar conteúdo de valor para vender mais, se você não tem relacionamento com o seu público. Os stories duram apenas 24 horas e dão total liberdade para serem usados como desejar. Confira algumas dicas: 

  • Falar sobre a semana. 
  • Perguntar se todos os usuários estão bem. 
  • Mostrar os bastidores do restaurante. 
  • Compartilhar alguns desafios do restaurante. 
  • Mostrar o restaurante funcionando. 
  • Entregas de delivery, se o seu restaurante fizer. 
  • Avaliações e compartilhamento de clientes 

Conteúdo para os stories tem de sobra, por isso não deixe faltar o que mais gera vendas no mercado, que é o relacionamento. 

Engajamento com seus seguidores

Antes de você cobrar novos engajamentos com seus seguidores, preciso te fazer uma pergunta… Você engaja junto com eles?

Mas se a sua resposta for não, garanto que muitos seguidores esperavam uma resposta naquele comentário em seu último post ou naquela última mensagem enviada por inbox. 

Deixar de engajar-se com seus seguidores acaba fazendo com que eles não se engajem com você nas redes sociais. Quando falamos de relacionamento falamos também de proximidade. E a proximidade é conquistada através do seu engajamento com os seguidores. Por exemplo: 

  • Responder de forma amigável nos comentários
  • Tirar dúvidas com rapidez no inbox
  • Compartilhar os stories que o seguidor te marcar
  • Resolver problemas que forem expostos na rede social 
  • Não se omitir em avaliações negativas dos comentários

Se relaciona e se aproxima dos seguidores, temos certeza que você vai colher frutos melhores. 

Conclusão 

Entendemos que as dicas de ouros para postagens de redes sociais para restaurante não é um bicho de sete cabeças. É preciso ter amor pelo que se faz, para que então o seu cliente seja alcançado. 

Em conclusão as redes sociais para restaurante são ferramentas poderosas, e se usadas da maneira certa, darão resultados incríveis para o seu empreendimento gastronômico. 

Lembre-se: A frequência de posts não está ligada à quantidade de venda. Use todas as novas funcionalidades disponíveis. Atualize seu destaque. Apareça sempre nos stories. Engaje com aqueles que te amam. 

Precisa de ajuda? Fale com um #foodlover

.