Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
22 de August de 2019

Para falar de  marketing de restaurantes na era digital, é essencial ter o foco nas histórias do Instagram. Nós já queríamos discutir a questão, tendo em vista a revolução que esta ferramenta está trazendo para a relação entre os negócios da área de restaurantes e seus clientes-seguidores. Você já usou as histórias do Instagram para divulgar o seu restaurante?

A logística é simples. Grave vários vídeos e tire várias fotos, publicando-os de modo a formar uma sequência. Uma história que desaparece em 24 horas. Você também pode explicar melhor o conteúdo, com a localização, as hashtags, marcação de outras contas, texto e plano de fundo com diferentes formatos, e arquivar as suas histórias favoritas e fixá-las no perfil, para que os usuários possam vê-las novamente a qualquer momento.

É uma ferramenta rápida e pratica, cujo impacto depende da criatividade e da estratégia aplicada. Veja as dicas que preparamos para você:

Gere curiosidade e desperte vontade

Compartilhar imagens suculentas de seus pratos sempre será apreciado por seus seguidores, e, se você fizer isso com freqüência, irá mantê-los conectados às suas histórias. Se você também mostrar a eles o antes e depois dos pratos, irá estimular a sua curiosidade, o que tornará suas histórias duplamente interessantes.

Publique vídeos que chamem atenção

Que melhor maneira de deixar com água na boca os seus clientes/seguidores do que publicando uma sequência de vídeos, com imagens que destaquem as texturas e cores dos seus pratos e, portanto, permitam aos clientes/seguidores completarem a cena, imaginando o cheiro e o sabor. Esta estratégia poderia funcionar muito bem para os seus cardápios de almoço, por exemplo, convidando seus clientes executivos e da região a experimentá-los.

 Receitas nos Stories

Uma grande tendência atualmente é o gosto que os clientes têm pela cozinha, seus truques, seus ingredientes. Os foodies querem saber tudo sobre os pratos que degustam, sua origem e o modo de preparo. Agrade-os publicando histórias com suas receitas mais lucrativas e populares, especialmente aqueles pratos mais criativos, porque estarão de acordo com o conceito do Instagram, que é compartilhar imagens chamativas e impactantes.

Mostre a equipe do restaurante nos Stories

Nessas histórias, embora a oferta gastronômica não seja mostrada, é transmitido o clima bom que há entre os funcionários, o que convida e dá vontade de visitar o restaurante. Na verdade, eles arquivaram uma história chamada “família”, que é mantida fixada em seu perfil. Este tipo de conteúdo serve para aumentar o engajamento (grau de fidelização) dos clientes/seguidores, uma vez que os ajuda a se identificarem com o lado humano da marca.

Compartilhe as publicações dos seguidores

Quando os clientes te visitam, tiram fotos e fazem vídeos de sua experiência, os quais eles postam no Instagram com a legenda da conta do seu negócio. Essas publicações são muito importantes para o marketing de restaurantes, pois representam uma excelente publicidade espontânea. Compartilhar essas publicações em seus stories terá então um resultado muito positivo, pois é uma maneira de agradecer os seus clientes e de incentivar a interação.

Faça vídeos ao vivo

O Instagram também permite fazer vídeos ao vivo. O melhor deste recurso é que os clientes podem interagir em tempo real com o restaurante, por meio de um chat e de alguns emoticons, e estabelecer uma conexão mais poderosa.

Sabe quantas histórias interessantes existem por trás de um restaurante? Mostre isso ao vivo e você verá como irá fidelizar cada vez mais clientes/seguidores.

Esperamos que todas essas ações possam ser úteis para o marketing do seu restaurante, que o seu negócio tenha muitos clientes no plano digital e, claro, no plano real e que que suas histórias no Instagram tragam todos os seus seguidores para suas mesas.