Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
19 de November de 2019

Você já ouviu falar de tipografia para marcas, mas não sabe muito bem porque ela é tão importante? Então esse artigo é para você.

A tipografia é “a arte e a técnica de compor e imprimir com uso de tipos”. É o que deixa o texto atraente, interessante e legível, garantindo que a mensagem seja transmitida da melhor forma. Nela, estão incluídos: layout, espaçamento, tamanhos, hierarquia e cor.

A tipografia para marcas é importante, pois ela está em todo lugar. Qualquer coisa que inclua texto tem algum grau de tipografia envolvido. O seu site, logotipo, mídia social, cardápio, e-mails — tudo é tipográfico. Dessa forma, a tipografia representa uma grande parte da sua identidade visual. 

A tipografia compõe uma porcentagem tão significativa da identidade da sua marca, que se torna vital garantir que ela seja muito bem elaborada. Isso porque provoca experiências nos consumidores, imprime significado e cria reconhecimento para a sua marca. 

Tipografia para marcas provoca experiências

Uma das maneiras como as pessoas experimentam a sua marca é através das palavras. Seja lendo um texto no seu site ou analisando o seu cardápio, sempre é uma experiência. Para a consolidação de marca, com conotações positivas, as boas experiências dos consumidores são fundamentais.

Textos com fontes pequenas e baixo contraste prejudicam a leitura. Esse é um erro tipográfico aparentemente pequeno, mas que leva a experiências ruins. Afinal, é muito chato ter que se esforçar para ler um texto. 

Tipografia imprime significado

Assim como é importante a escolha da cor na criação de marca, a tipografia representa os valores e o tom da empresa. Cada tipo de letra tem diferentes significados, o que cria uma representação de quem você é e o que você representa como marca.

A razão pela qual existem tantos tipos de letra é que cada um deles dão um efeito diferente ao texto. Os tipos sem serifa, por exemplo, são limpos, simples e fáceis de ler, com uma conotação mais moderna. Por outro lado, as serifas são consideradas mais antiquadas e são indicadas para conteúdos mais longos, como blogs e livros.

Tipografia cria reconhecimento de marca

Como disse acima, a tipografia representa uma grande porcentagem da identidade visual da sua marca. Ela influencia a maneira como o seu público percebe e se lembra de você.

A maioria das pessoas reconhece instantaneamente as fontes associadas a marcas como Coca-Cola, Disney ou Google. Empresas como Netflix, Airbnb e Apple criaram seus próprios tipos de letra, tornando a tipografia a parte mais importante de sua identidade.

Antes de escolher a tipografia para a sua marca, pesquise e analise a tipografia de marcas que você admira ou se inspira. Entenda o que você sente, se criam boas experiências, se é consistente e pode ser facilmente reconhecida em todo lugar.

Esse pequeno exercício vai te ajudar a entender a importância da tipografia para marcas, a partir da sua própria experiência. Precisa de ajuda para criar a sua? Conte conosco!

Imagem de @thebrandingcollective

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