Redação Marketing Chef
Por Redação Marketing Chef
22 de August de 2019

Como vender refeições online

A internet modificou completamente a forma de comunicar. E, consequentemente, o jeito de consumir. Por isso que hoje nós falaremos sobre como vender refeições online, um serviço altamente procurado atualmente.

Essa nova forma de comércio de alimentos é altamente conveniente. E hoje essa é uma das grandes tendências de consumo da gastronomia.

Por isso, a hora é agora!

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, constatou que o setor de venda de comida fatura uma média de R$ 24,12 bilhões por ano. Portanto, a tendência é que o setor fique cada vez mais forte e alcance maiores números.

Vender refeições online é uma ótima oportunidade para você mudar de vida e ter sua liberdade. Nunca antes a internet foi tão forte e modificou tanto a vida das pessoas. Divulgar seus produtos e serviços hoje é mais fácil do que antigamente.

Além do que a correria do dia a dia faz com que as pessoas tenham menos tempo para gastar fazendo comida ou indo a supermercados comprá-las. Não existe melhor hora para você investir nisso e é por isso que estamos te ensinando a como vender refeições online.

Confira as dicas:

Diferentes setores de alimentos

Nessa questão de venda pela internet você pode se arriscar em dois segmentos diferentes: os alimentos não perecíveis e as refeições. Muita gente já tem utilizado a comodidade de comprar produtos pela internet e receber em casa ao invés de ir para o mercado. Isso é inovador e agrega muito valor!

O outro segmento é da comida pronta para consumo. É o setor que mais cresce e que mais é solicitado. Para isso você precisará investir em pratos saborosos e atrativos, com qualidade excelente e principalmente sabor.

O post de hoje será direcionado para a venda de alimentos prontos para consumo, porque é o segmento mais comum, mais aceito e que dá um retorno financeiro maior. O nosso objetivo é te dar uma boa ideia de negócio para que você comece a ganhar dinheiro desde já.

Estrutura do negócio para vender refeições online

Para vender alimentos pela internet você precisa investir em sua identidade na internet. É preciso ter um site, e perfis nas principais redes sociais. A gente costuma aconselhar que o investimento em redes sociais seja feito no Facebook e no Instagram, pois são as que mais conseguem dar retorno.

A sua base de produção poderá ser montada mesmo na sua casa. Para isso, no entanto, é necessário que você tenha em mente que tipo de comida irá oferecer, para saber os equipamentos necessários para a produção.

Será preciso também que você tenha espaço para montar as refeições, embalagens especiais e térmicas e que disponha de serviço de entrega. Se você tiver um dinheiro a mais para investimento você pode comprar uma moto, caso não dê para isso, você contrata um serviço de entrega terceirizada.

Escolhendo o nicho da comida

Trabalhar com alimento é sempre um bom negócio, mas para que você tenha sucesso com a venda de alimento pela internet você irá precisar escolher bem o nicho que irá produzir e comercializar.

É preciso ser um alimento fácil de vender, prático e saboroso. Também é importante que a porção vendida sustente o consumidor, que provavelmente consumirá em horário de almoço, no intervalo do trabalho.

Comida congelada, como lasanhas, escondidinhos e pizzas podem ser uma boa opção, mas o preparo precisa ser específico para que o congelamento não prejudique no sabor e nos nutrientes. Outra forma é vender o produto aquecido, aí você pode inovar e fazer um cardápio variado para atender a gostos diferentes. Esse segmento é o mais fácil de vender e que tem melhor retorno e venda.

Variação do cardápio

Uma das formas de vender comida pela internet é oferecendo um cardápio variado. Isso te dará maior alcance de pessoas e possibilitará maiores vendas dos seus produtos. Uma forma é fazer o prato de cada dia da semana.

Alguns preferem investir ainda mais, oferecendo de 2 a 3 opções de prato por dia. Com opções de saladas e acompanhamento e até mesmo de sobremesa e sucos. Essa é uma forma de agregar mais valor a sua venda.

Para isso no entanto, é preciso de mais gente trabalhando com você na produção e uma estrutura mais embasada. Você também precisará contar com o serviço de entregas mais rápidos e mais funcionários nesse quesito.

 

Divulgação do negócio de comida pela internet

Se o seu negócio é vender comida pela internet, você precisa inovar nos meios de divulgação do seu produto também na internet. Além do seu site é preciso que você saiba utilizar a forma que as redes sociais tem.

Se for possível, o ideal seria contratar um profissional de comunicação qualificado para fazer uma campanha de conteúdo. Isso com certeza te dará um retorno maior em relação as suas vendas. Quando você trabalha de forma segmentada, para o público certo, a coisa funciona de outra maneira.

Para vender refeições online, a rede social mais forte seria o Instagram mas o Facebook também precisa ser utilizado. Invista em fotos bonitas dos seus pratos que deixe as pessoas literalmente com água na boca.

A primeira coisa a sentir atração pelo seu alimento são os olhos. Quando as pessoas constatarem que o sabor também é excelente, será uma chuva de pedidos todos os dias. A partir disso você também poderá utilizar o Whatsapp para comunicação e divulgação do seu cardápio diário.

 

Vender comida pela internet dá dinheiro?

Tudo depende de você! É necessário investir na divulgação correta, escolher o nicho de comida mais atrativo e fazer um alimento completamente saboroso e seguindo as regras de higienização. Se seguir tudo à risca e trabalhar com o foco no crescimento. E por fim, em pouco tempo você estará expandindo o seu negócio.